Gustavo Henrique volta ao Santos em Araraquara (Crédito: Ivan Storti/Santos FC)

Foram apenas 115 minutos em campo em 2017. Um ano para esquecer na vida do zagueiro Gustavo Henrique. Titular do Santos em 2016, o defensor passou por três cirurgias desde então. Neste sábado, finalmente, ele deve voltar a campo. O jogador foi relacionado pelo técnico Jair Ventura para a partida contra a Ferroviária, em Araraquara.

Gustavo Henrique não disputa uma partida oficial desde setembro de 2017, quando jogou o clássico contra o Corinthians. Ele saiu daquela partida sentindo dores no joelho esquerdo e, em outubro, foi submetido a uma artroscopia. Em abril do ano passado, já havia feito o mesmo procedimento no mesmo joelho. Foi também o joelho esquerdo que, em outubro de 2016, teve o ligamento cruzado rompido, o que o tirou dos gramados por 11 meses.

A volta de Gustavo Henrique ocorre em boa hora. Três dos quatro zagueiros mais experientes estão lesionados. Cléber, que tem uma lesão de grau dois na coxa direita, e Luiz Felipe, com um edema também na coxa direita, nem chegaram a aparecer no campo durante a semana. Lucas Veríssimo, que se machucou na estreia no Campeonato Paulista, contra o Linense, iniciou na terça-feira o trabalho de transição, mas foi descartado por Jair Ventura.

Assim, apenas David Braz e os meninos Matheus Guedes e Robson Bambu estavam disponíveis para a partida de sábado. Gustavo Henrique atuou por mais de 40 minutos no jogo-treino contra o Água Santa, na segunda-feira, e não demonstrou limitações. O zagueiro pode até ser titular no sábado, às 16h30, em Araraquara.