Zé Ivaldo voltou a treinar com o restante do elenco (Foto: Raul Baretta / Santos FC)

Zé Ivaldo foi reintegrado às atividades do Santos e voltou a treinar com o elenco nesta quinta-feira (21), no CT Rei Pelé. O zagueiro não atuava desde 19 de julho, quando foi titular na derrota por 3 a 0 para o Mirassol, pela 15ª rodada do Brasileirão. Na semana anterior ao retorno, ele chegou a aparecer no CT, mas não participou dos trabalhos completos com o grupo.

A situação do defensor, porém, segue em aberto e será avaliada pelo novo técnico Juan Pablo Vojvoda. A diretoria decidiu aguardar a análise do treinador para definir se o atleta volta a ser utilizado na sequência da temporada.

Contrato de empréstimo e cláusula de compra

Zé Ivaldo está no Santos por empréstimo junto ao Cruzeiro, com cláusula de compra obrigatória caso atinja 60% de participação nos jogos do clube em 2025. Com um calendário de 52 partidas previsto, o gatilho seria acionado a partir de 33 atuações. O zagueiro soma 26 jogos oficiais – motivo pelo qual ficou fora das últimas listas de relacionados, numa tentativa de evitar o acionamento automático da compra.

O defensor disputou 12 jogos do Campeonato Brasileiro pelo Santos. Pelo regulamento, atletas que ultrapassam um determinado número de partidas (sete) não podem se transferir para outro clube da Série A na mesma edição do torneio. Assim, caso o empréstimo seja interrompido, o Cruzeiro teria que negocia-lo para outra divisão do país ou transferência para o exterior.

O Santos negociava a contratação de Jorge Sampaoli como novo treinador, e um dos pedidos do argentino era a manutenção de Zé Ivaldo. Como o acordo não avançou, a definição sobre o futuro do zagueiro ficará a cargo de Juan Pablo Vojvoda, que passa a assumir o dia a dia da equipe.