
Zé Rafael está próximo de estrear pelo Santos (Crédito: Raul Baretta/Santos FC)
O volante Zé Rafael iniciou a transição com a fisioterapia e está mais perto de estrear pelo Santos. O jogador se recupera de uma alteração na região lombar baixa, chamada espondilolistese, que consiste no desalinhamento entre duas vértebras. Quando estava no Palmeiras, chegou a fazer tratamento conservador, mas ainda sentia dores.
Ao ser negociado ao Peixe, ele já não poderia jogar pelo Paulistão pois já havia sido inscrito pelo ex-clube e viu o momento ideal para fazer a cirurgia, que foi realizada no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, pelo doutor Alberto Godfrid, no dia 6 de fevereiro. Ou seja, ele está há três semanas de completar três meses do procedimento.
Precisou envolver o uso de enxertos ósseos autólogos (procedimento cirúrgico que utiliza o próprio osso do paciente para reparar lesões ósseas), além das sínteses metálicas que performam o que se chama de “artrodese intervertebral”, diminuindo assim a mobilidade no determinado nível do escorregamento, que ocasionava dor e dificuldade de execução de alguns movimentos.
Foram quatro semanas em fisioterapia mista, alternando atendimentos em São Paulo, sob supervisão da equipe médica do Santos e do cirurgião, e vindas ao CT Rei Pelé. Depois, fez a segunda fase da reabilitação que foi executando exercícios com carga, na piscina e no solo. Agora, inicia a transição com a fisioterapia e terá a transição com a preparação física antes de treinar com o grupo sem restrições.
Leia também: Santos confirma nova lesão de Soteldo e prevê reavaliação em duas semanas
Anunciado no dia 26 de fevereiro, ele assinou um vínculo até o fim de 2027. Apenas depois da recuperação completa que o Peixe pagará R$ 15 milhões pela negociação ao Palmeiras. Desde o fim de dezembro, o Santos estava insistindo ao Palmeiras pelo empréstimo do volante que disse não várias vezes, mas mudou de ideia pela chegada de outras peças no clube e o projeto santista com o retorno de Neymar.
Natural de Ponta Grossa (Paraná), o meio-campista iniciou a carreira no Coritiba. Ainda acumula passagens por Novo Hamburgo, Londrina, Bahia e está no Palmeiras desde 2019. Ao todo, foram 308 partidas, 25 gols e 24 assistências pelo time da Barra Funda. Além da conquista dos títulos do Brasileirão (2022 e 2023), Libertadores (2020 e 2021), Copa do Brasil (2020), Supercopa do Brasil (2023) e Recopa (2022).
Inclusive, já atuou em 21 oportunidades contra o próprio Peixe atuando pelo rival e pelo time baiano de acordo com o Transfermarkt. Foram 13 vitórias, 3 empates e 5 derrotas, com um gol anotado e três assistências.
Negou o Santos várias vezes e só aceitou vir com o retorno do Neymar. Quando Neymar for embora, ele irá junto? Eu não traria este jogador. Acredito que foi mais um negocio para o Clube. Mas torço para que eu queime e a lingua e ele jogue muito.
Joga muito, vai acertar o meio campo , do resto é só mi mim mi de torcedor que só sabe reclamar.
precisa recuperar urgente pk pituca e shimit é aberração esse meio campo
Jogador desse tipo que o Santos precisa que não pipoca,que não caga nas calças em clássico ,se vai estar bem pra jogar é uma incógnita pois o departamento médico várzea do Santos é igual a todos os setores do clube , ridículo!!