
Soteldo foi contratado no início de 2019 (Crédito: Ivan Storti/Santos FC)
O torcedor santista foi surpreendido na noite de quarta-feira com mais uma punição da Fifa, proibindo o clube de contratar por três janelas. A nova penalidade veio por conta do não pagamento ao Huachipato (Chile) pela contratação de Soteldo, no início de 2019, e gira em torno de R$ 20 milhões.
O Peixe já estava punido, por não pagar o Hamburgo a contratação de Cléber Reis e ainda pode sofrer novas sanções por conta de dívida com o Atlético Nacional, por Felipe Aguilar. Em nota oficial, o clube afirmou que as punições se encerram após o pagamento as dívidas, mas a situação gerou diversas dúvidas entre os santistas.
Para responder as dúvidas dos torcedores, o DIÁRIO DO PEIXE, conversou com o Doutor Rafael Cobra de Toledo Piza, sócio da Cobra & Gazolla Advocacia Desportiva, presidente da Comissão de Direito Desportivo da OAB Santos e membro efetivo regional da Comissão Especial de Direito Desportivo da OAB-SP.
Veja quais as principais dúvidas do torcedor:
Qual o período da punição?
Seriam as três próximas janelas a partir do momento em que a pena estive efetivamente aplicada. Ao que me parece, será dado um prazo inicial para o Santos cumprir a obrigação e evitar o início de vigência dessa punição. Quando entrar em vigor, serão as três janelas sequenciais. Dá em torno de um ano e meio.
Santos pode perder pontos?
(Perda de pontos) Sim, pode acontecer. É uma punição prevista no código disciplinar da Fifa. Ela já tem aplicado essa punição mundo afora. Aqui, temos o exemplo concreto do Cruzeiro. Pela reiterada inadimplência foi se tornando mais grave e rigorosa a punição. O Santos pode sim sofrer perda de pontos no Campeonato, mas não é algo automático, que a próxima punição seria essa. Pelo grau de rigor das punições, a mais severa passa a ser a perda de pontos, mas nada impede que a Fifa possa entender que tem espaço para outro tipo de restrição. Mas, vem se tornando cada vez mais possível de acontecer. Como o Santos vem sendo um devedor, isso é desfavorável em novas punições.
Quais as formas de se livrar da punição?
Se as dívidas forem pagas, na sua integralidade, com Hamburgo e Huachipato, a suspensão é imediatamente retirada. Se o Santos conseguir formalizar um acordo com os credores, também é suficiente para retirada da punição.
Pode contratar jogador para a base?
O regulamento da Fifa não é muito preciso nesse sentido. Atletas que venham para a categoria de base com contrato profissional é uma certeza que não poderão ser inscritos. Os que venham sem vínculo profissional, vai depender de uma análise, do valor envolvido, para ver se para o conceito de Fifa poderia ser considerado um atleta profissional também.
Qual a situação dos jogadores emprestados?
Os jogadores que estão emprestados não contam como registro de atletas. O que deve ser observado é se o retorno do atleta ao clube de origem obedeceu ao período de janela, principalmente quando vem de clube do exterior. Se não for feito no período de janela, tem que aguardar a abertura para o atleta ser registrado, mas não é um novo registro.
Fora Peresnóquio !!!
Como é que alguém pode ser “surpreendido” por uma punição totalmente previsível. Infelizmente, o clube e inadimplente contumaz, dizem que chegou a renegociar a dívida e, mesmo assim, não pagou conforme acordado. O Peres vai esticando a corda até arrebentar. Se ocorrer a perda de pontos como ocorreu com o cruzeiro não será surpresa, afinal, há quanto tempo esse assunto está em pauta?