Santos foi punido pelo não pagamento do atacante Soteldo (Crédito: Ivan Storti/SantosFC)

O Santos divulgou na manhã desta quinta-feira uma nota oficial sobre as punições ao clube na Fifa pelas dívidas com Hamburgo pela contratação de Cleber Reis e com o Huachipato pela compra de Soteldo.

Na nota, o clube alega que a punição existirá apenas enquanto as pendências não forem resolvidas, lamentou a execução do Huachipato e afirmou que segue trabalhando para conseguir os pagamentos.

Nesta quarta, um diretor do Hamburgo, em entrevista à Gazeta Esportiva, afirmou que o clube nem consegue falar com o Santos e a Fifa determinou uma proibição de contratação ao clube por três janelas pelo calote na primeira parcela da compra de Soteldo.

Veja a nota oficial do Santos.

O Santos Futebol Clube esclarece que a punição imposta pela FIFA, referente a negociações com Hamburgo (ALE) e Huachipato (CHI), será retirada imediatamente após a realização dos pagamentos aos respectivos Clubes. A suspensão de três anos, portanto, impede o Peixe de atuar no mercado somente enquanto existirem estas respectivas pendências.

A pendência junto ao Hamburgo dura desde o ano de 2017, e é referente a aquisição do jogador Cleber Reis. Esta pendência está sendo tratada desde 2018, devido a pesadas multas e juros. O Santos FC ressalta que trabalha para o devido pagamento e espera solução definitiva.

A pendência junto ao Huachipato, por sua vez, existe desde 2019 e estava em tratativas avançadas de acordo com o executante. O Santos Futebol Clube foi surpreendido com a execução no Tribunal da FIFA. O Clube lamenta e registra que trabalha arduamente em busca das devidas soluções