Alessandra Favano é a nutricionista do clube (Crédito: Ivan Storti/Santos FC)

No Dia Internacional da Mulher, o DIÁRIO entrevistou a nutricionista do Santos, Alessandra Favano. Ela é uma das poucas mulheres no dia a dia do elenco profissional do Santos. Há mais de 20 anos na área, Alessandra revelou que sempre mirou trabalhar com o futebol e iniciou sua carreira ainda no Juventus, em São Paulo.

“A escolha da minha carreira foi justamente para poder estar em uma área onde eu trabalhasse com o futebol. Quando eu escolhi nutrição com o meu curso, foi exatamente pensando em trabalhar com o futebol. Isso, infelizmente, não aconteceu logo no primeiro ano. Assim que eu me formei comecei a trabalhar em academias e no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, lá fui realizando meu trabalho, atendendo atletas de várias modalidades, inclusive de futebol. Eu participava de um grupo de medicina esportiva e o chefe desse grupo foi chamado para montar um grupo no Clube Atlético Juventus, na Mooca, em São Paulo. Foi então que comecei meu trabalho dentro do futebol”, contou a nutricionista.

No bate-papo com o DIÁRIO, ela contou o que gostaria que acontecesse todos os dias, não apenas no Dia Internacional das Mulheres. Alessandra acredita que o respeito, a gratidão a e troca de ideias fazem uma convivência mais saudável.

“Eu acredito que o respeito é algo que deve acontecer todos os dias, o respeito, a gratidão. Não só o respeito pelo próximo, mas o auto respeito, ter uma boa convivência independente de ser mulher, enfim. Uma convivência sadia, com respeito e gratidão. No meu ambiente de trabalho existe muito respeito e nós trocamos muitas informações, isso é muito importante e ajuda no resultado final ,que é sempre um bom atendimento ao atleta e bons resultados. O que agrega muito é a gratidão, para conviver em um ambiente mais saudável e mais leve.”, solicitou a nutricionista.

Alessandra contou que nunca houve algum tipo de preconceito ou resistência com ela dentro do futebol. A profissional acredita que possa até existir um carinho e um respeito maior por ser mulher. A nutricionista vê a mulher com facilidade para lidar nessa área.

“Comigo não aconteceu de forma alguma, até por ser mulher tem uma questão até de mais carinho, um respeito grande. Ao contrário, sempre me trataram muito bem (…) Não encontrei nenhuma resistência, nada diferente como qualquer um de nós encontra quando realiza um trabalho ou inicia a carreira profissional, as resistências naturais. Encontrei muito mais pessoas que me ajudaram, orientaram e agregaram do que propriamente uma resistência.”, afirmou Alessandra Favano.

“O curso de nutrição, em sua maioria, são mulheres. Pelo fato de ser mulher temos mais facilidade até em conseguir se aproximar de uma forma mais leve e mais sutil, normalmente um pouco mais de facilidade em relação a isso e acabamos convencendo os atletas da forma que nós gostaríamos que eles se alimentassem, suplementos. De alguma forma facilita”, falou a profissional.

A paixão pela profissão e com o futebol se uniram na carreira da nutricionista, Alessandra revelou o que mais gosta no seu dia a dia: ver o resultado final nos atletas. Ela se sente realizada.

“Eu sou uma profissional realizada, sou apaixonada pelo o que eu faço, que é a nutrição, e mais apaixonada ainda pela nutrição no futebol. Para mim é uma paixão ensinar as pessoas as se alimentarem da forma correta, ensinar ao atleta a importância de cada nutriente afim de melhorar o rendimento, que ele tenha uma boa recuperação, ensinar a cada um deles a importância de uma hidratação correta, da associação e da quantidade dos nutrientes… é a minha paixão, então eu posso me dizer realizada”, contou a nutricionista.

“O que eu mais gosto do meu dia a dia é tudo, trabalho com muito amor e dedicação, de coração. Gosto, especificamente, quando tem um resultado de melhora de performance, rendimento de um atleta que nós medimos através do departamento de fisiologia com as analises diárias nos equipamentos de GPS, quando vemos uma melhora grande no atleta em composição corporal. Quando há um ótimo resultado de emagrecimento, um atleta que possui muita dificuldade, quando percebe o atleta mudando os hábitos e da resultado, quando ele fala que se sente melhor, dorme melhor, se sente melhor para jogar ou treinar. Esse é o meu grande realização.”, afirmou Alessandra ao DIÁRIO.

O Santos possui um histórico de representatividade com as mulheres, sócio-torcedoras e com as Sereias da Vila. Alessandra comentou sobre o feito do clube e o carinho com as mulheres que trabalham em prol do Peixe.

“Eu acho incrível, é um carinho, é um ambiente em que o percentual é muito mais masculino. Nós mulheres ali dentro somos muito gratas, queridas e bem acolhidas no clube por essas ações. Isso é o que nos traz uma alegria muito grande. É um reconhecimento, um carinho e algo muito interessante feito pelo clube”, revelou.