Rueda

Andres Rueda é contra a vacinação prioritária aos atletas (Pedro Ernesto Guerra/Santos FC)

A Conmebol anunciou na manhã desta terça-feira (13) a compra de um lote de 50 mil vacinas da Corovac por meio da Sinovac. Com a ação, é possível que o elenco do Santos seja vacinado, uma vez que a entidade afirmou que serão usadas nos principais torneios de futebol, o que inclui as equipes envolvidas na Copa Libertadores e de Seleções que disputarão a Copa América neste ano. Clubes da Sul-Americana podem entrar na lista.

“Eu não vejo com bons olhos, acho que no momento em que a sociedade está vivendo, começar a dar vantagem eu acho meio desumano. O futebol é divertimento, entretenimento, só porque eu sou presidente do clube vou tomar vacina na frente de outros? não vejo com bons olhos. Estamos falando de vidas, que não tem preço, não é real ou dólar. Está acima dessa questão” , afirmou o presidente Andres Rueda no Sport TV.

O Santos recebe o San Lorenzo, às 21:30 horas, desta terça-feira em decisão por uma vaga na fase de grupos da Copa Libertadores. Na semana passada, o Santos venceu o San Lorenzo por 3 a 1 em Buenos Aires e garantiu certa vantagem. Peixe pode perder por um gol de diferença ou até 2 a 0 que mantem a classificação na competição.

Se classificar, vai para o Grupo C da Copa Libertadores e enfrentará Boca Juniors (ARG), rival da semifinal da última edição, Barcelona de Guayaquil (EQU), que eliminou o Peixe em 2017, e The Strongest (BOL). Caso o Santos seja eliminado pelo San Lorenzo, vai para o Grupo A da Sul-Americana e enfrentará Rosário Central, time do ex-meia santista Vecchio, Huachipato, ex-time de Soteldo, e 12 de Octubre.

Veja a nota oficial da Conmebol:

O presidente da CONMEBOL, Alejandro Domínguez, anunciou oficialmente que a empresa chinesa Sinovac Biotech Ltda entregará à instituição a título de doação um total de 50.000 doses de sua vacina contra COVID-19, de forma clara e positiva apoio ao futebol sul-americano. A imunização terá como foco os principais times do futebol profissional sul-americano de primeira categoria, torneios masculino e feminino.

“É a melhor notícia que a família do futebol sul-americano pode receber, à qual devemos nossos melhores esforços na CONMEBOL. Este é um grande passo para derrotar a pandemia COVID-19, mas de forma alguma significa que estamos baixando a guarda. Vamos manter o nosso trabalho responsável, que nos permitiu concluir os nossos torneios com tranquilidade e sem alterar os formatos ”, disse Dominguez, que acrescentou:“ Agradeço este grande gesto de solidariedade e apoio da empresa Sinovac, que entendeu que o futebol é uma actividade fundamental para a economia, cultura e saúde física e mental dos sul-americanos ”.

O chefe da entidade matriz do futebol sul-americano também agradeceu muito especialmente ao Presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, ao Secretário da Presidência, Álvaro Delgado, ao Ministro do Esporte, Sebastián Bauzá, e ao Embaixador do Uruguai na China, Fernando Lugris e ao Presidente da AUF, Ignacio Alonso, pela gestão rápida e eficaz desta conquista sem precedentes no futebol mundial. A Presidência do Uruguai, em seu claro compromisso com o apoio ao esporte, abnegadamente ofereceu seus bons ofícios para mediar perante a Sinovac Biotech Ltd. Nenhuma outra confederação no mundo conseguiu ter os imunizantes disponíveis para iniciar um processo de vacinação em massa.