
O atacante Kaio Jorge assinou um pré-contrato com a Juventus (Crédito: Ivan Storti/SantosFC)
O advogado Marcos Motta, um dos principais em direito esportivo no Brasil, tem uma frase para negociações como a do atacante Kaio Jorge, do Santos.
“Quem controla o jogador, controla a operação”.
Infelizmente, pelo cenário fragilizado do futebol brasileiro e de todos os seus clubes, o “controle” dos jogadores não está com as agremiações. Ele passou para os empresários de futebol, um player inevitável do mercado, mas que ganhou superpoderes pela péssima administração esportiva brasileira.
O caso de Kaio Jorge é um exemplo clássico. Sem dinheiro, o Santos, na gestão de Modesto Roma Jr, pediu um empréstimo milionário para Giuliano Bertolucci, que tinha acesso aos principais destaques das categorias de base do Peixe. Ele tinha Giovanni (que já saiu praticamente de graça), tem Sandry, Kaio Jorge, Kaiky, entre outros.
Para piorar, José Carlos Peres, que vivia com o discurso de que não conversava com empresários, não pagou o empréstimo durante a sua gestão e, claro, inviabilizou qualquer conversa para a renovação contratual do jogador.
No início da gestão de Andres Rueda, o Santos se reaproximou de Bertolucci. Negociou a dívida, conseguiu a renovação de Sandry (lesionado), contratou Vinícius Zanocelo e Fernando Diniz com a participação do empresário, o primeiro pagando um empréstimo de R$ 500 mil (valor alto para o momento do clube).
O Santos, então, acreditou que tinha em Bertolucci um parceiro. E o presidente Andres Rueda deu diversas entrevistas dizendo que estava confiante na renovação. Quando percebeu que estava sendo “cozinhado”, o Santos negociou de clube para clube com o Benfica e conseguiu uma ótima proposta pelas circunstâncias do contrato.
Aí eu me lembrei da fábula do escorpião e do sapo. Os dois precisavam cruzar um rio. O escorpião pediu ao sapo para levá-lo em suas costas. O sapo recusou, dizendo que seria ferroado durante a travessia. O escorpião, então, retrucou dizendo que, se fizesse isso, ele também morreria afogado. O sapo topou a proposta e, no meio do rio, foi ferroado e os dois morreram afogados.
A moral da história é de que o escorpião não pode fugir da sua natureza.
Giuliano Bertolucci não gostou do acordo com entre Santos e Benfica e conseguiu um pré-contrato para Kaio Jorge com a Juventus, que deve oferecer uma bala jujuba para o Peixe para levar o atacante agora em agosto.
Nada do que foi descrito acima é ilegal, faz parte do jogo, do mercado.
Agora, a decisão que o Santos precisa tomar pode dar uma clara sinalização para o mercado. Se ficar com a bala jujuba e liberar Kaio Jorge, o clube vai confirmar a situação de inferioridade nessa relação, que hoje só tem ônus para os clubes e bônus para os empresários.
Se recusar a jujuba e mantiver Kaio Jorge, independentemente dele jogar ou não (eu colocaria para jogar na Copa Paulista), o Santos pode dar um primeiro sinal de força ao mercado. Vai deixar de ganhar uma “esmolinha” na transferência, mas deixará claro para todos os players que a decisão final sobre os seus atletas pertence ao clube.
O Santos caminha em um processo de profissionalização muito interessante com Andres Rueda. Acredito que não precisará de empréstimos de empresários e espero que realmente crie mecanismos para impedir que destaques da base tenham brilho no profissional em condições delicadas de contrato.
O PSG deu um recado claro ao mercado recentemente. Neymar queria ir e acertou um contrato com o Barcelona, que ofereceu alguns caminhões de balas jujubas ao clube francês. O PSG não aceitou, manteve Neymar e até conseguiu uma renovação contratual.
Claro que a recusa só foi possível pela situação financeira do clube. Por isso que é preciso fortalecer a instituição Santos. Quanto mais forte ela for, mais cartas o clube terá na mesa nas negociações (em todas elas).
Só assim para o Santos, realmente, poder controlar os jogadores e as operações.
Ganhando R$ 100mil/mês, afastar? Colocar pra jogar Copa Paulista? É dinheiro jogado fora. Se ficar, e se confirmar mesmo esse pré contrato, tem que colocar pra jogar sim, pois está fazendo gols e ajudando. Esse negócio de “punir”, só se tbm não receber salários nesse tempo. Se não, é dinheiro jogado fora, coisa que já nem temos
*EU COLOCARIA ELE NO BANCO RESERVA DE MARCOS LEONARDO, QUANDO TIVER FALTANDO,5 MINUTOS ALEM DO TEMPO COLOCARIA ELE PARA JOGAR 2 OU 3 MINUTOS, PORQUE O QUE ELE FEZ, O SANTOS FC NÃO MERECE TAMANHA SAFADEZA.
ELE TEM QUE ENTENDER QUE A MESMA ESCADA QUE ELE ESTÁ SUBINDO, ELE PODE VOLTAR POR ELA, FOI ASSIM COM GABIGOL.
Enquanto essa Lei Pelé miserável não for alterada os empresários que são aves de rapina, será sempre quem ganhará nas negociações futuras dos atletas em formação.
As instituições formadoras ficarão sempre no prejuízo.
O problema não é só empresário, mas também os técnicos, dirigentes, todos com interesse no tutu, é uma máfia. A situação de santos, cruzeiro, botafogo reflete isso. Futebol envolve muito dinheiro. O que é um clube de futebol?? Os clubes reflete muito a política brasileira, cheia de canalhas.
Coloca esse lixo pra jogar amistoso com o sub 20 vamos perder ele mesmo pork não vai jogar igual outros com pré contrato é só perda de tempo..vai ter que pagar os salários mesmo
O canalha do jogador é o maior culpado dessa sacanagem, não é nenhum menino e sabe muito bem o que esta fazendo, quando o Santos buscou ele e a família no nordeste e alimentou a fome ele prometeu amor e gratidão eterna ao clube, vaza mercenário desgraçado.
Correto! Concordo com essa visão, faz parte do processo de reconstrução, a imagem e demonstração de forma mesmo sendo uma forcinha 😅👏🏾👏🏾
Observando de fora, sem saber todos os detalhes que envolvem o caso, fica a impressão de que o Santos “pagou pra ver” com a proposta do Benfica, só que Kaio Jorge e o empresário tinham cartas melhores na mão. Agora, lamentavelmente, o clube fica refém do jogador. Não pode afastá-lo, pois corre o risco de sofrer uma ação trabalhista, e se colocá-lo para jogar terá um atleta desmotivado e que não vai se arriscar em divididas, temendo contusões. A saída “menos ruim” é tentar um acordo com a Juventus.
Que o enésimo caso de jogador que sai do Santos deixando o clube a ver a navios, finalmente sirva de lição para os dirigentes.
Acho que deveria mudar a lei, a partir do momento que assina um pré contrato com outro clube, este time deveria assumir os salários até o final do contrato atual. Quero ver continuar com esta prática.
Santos deve afastar sim o MERCENÁRIO é colocar pra jogar subb23. Deve tbem afastar esse empresário de frequentar as instalações do SANTOS, pois Juventus vai querer pagar uas merrecas. SANTOS precisa mostrar aos jogadores atitudes contra ESSES mercenários
Simples , acabar com a lei do pré contrato.
Só pode assinar com outro clube no final do contrato vigente.
O empresário, a família e o próprio jogador vem enrolando e cozinhando o Santos desde o ano passado(na gestão passada). O Santos colocou para jogar e vem valorizando ele, acreditando nas “conversas” de que não queria deixar o clube a ver navios. O Santos tentou de todas as formas uma renovação, sem sucesso. Na minha opinião tem encostar, colocar no sub 23, disputar Copa Paulista sim. O Santos tem dar exemplo para que outros jogadores não sigam também esse mau-caratismo.
Também concordo afastar esses empresários da Vila,jogador com empresários que procure outro clube,o Santos gasta uma grana com esses meninos aí vêm esses abutres e tiram eles de graça,esse Kaio Jorge não vai durar nem uma temporada fora é fraco
Pra mim não é tudo isso outro Yuri Alberto da vida ano que vem tá vindo de volta emprestado para o Ceará ou fortaleza aguarde e verão.
Entra e sai diretoria, agem da mesma maneira, perdemos muitos jogadores assim, deviam ter feito o que fizeram com Fábio Costa, qdo assinou com Corinthians, afastaram e deixaram treinando no CT do Guarujá com preparador físico, outro foi Lucas andando lima, o Neto da Band avisou em agosto que ele tinha assinado um pré com palmeiras, a diretoria diz que não e deixaram jogando e foi para palmeiras em condições de jogo, deviam afastar este Kaio Jorge até o final do seu contrato
Coloca no banco, põe pra jogar faltando segundos pra acabar o jogo. E vai nessa toada até o último dia do contrato. Já perdeu muito dinheiro mesmo, não vai ser uma micharia que vai alterar a situação financeira do clube. Aliás, jogadorzinho comum, que logo vai voltar com o rabo entre as pernas.
Tem que afastar e deixar treinando separado!! Ele ja mostrou nao ter gratidão pelo clube, vcs acham q ele tendo contrato com outro time vai ter comprometimento com o Santos?? Deixa aii os 5 meses sem pisar no campo de jogo!!
Eu acho o maior culpado nesse história é o empresário, sendo eu não formaria nenhum jogador que tenha empresário, e sim fazia e formava jogadores sem participação desses caras.
Eu não faria dessa forma.
O tempo não retroage, não acho que esse tipo de “recado” seja eficaz ou uma atitude muito inteligente, o Kaio Jorge já conseguiu o que queria, que é jogar na Juventus, mantê-lo afastado só por picuinha, parece coisa de corno bravo, talvez para ele seja até um favor, não precisa se expor durante os jogos, não precisa aturar cobranças da torcida, pode muito bem meio que fazer uma pré-temporada já sabendo que em 01/2022 tem um novo clube lhe esperando.
Encerra logo esse assunto e se livra dele, não há mais nada o que fazer, nessa ai, o Santos já perdeu.
Também tenho mesmo pensamento de muitos aqui o santos deve colocar esse kaio jorge pra ralar põe pra disputar um campeonato pequeno manda aqui pro atletico acreano pra disputar a serie d só pra ele aprender a respeitar quem criou ele esse bosta não era nada sem o santos e agora quer ser maior que o clube!!!
Também tenho o mesmo pensamento de muitos aqui, o santos deve colocar esse kaio jorge pra ralar põe pra disputar um campeonato pequeno manda aqui pro atletico acreano pra disputar a serie d.
só pra ele aprender a respeitar quem criou ele, esse bosta não era nada sem o santos e agora quer ser maior que o clube!!!
Coloca ele pra treinar separado até o fim do contrato sem jogar e se quiser levar ele agora paga o valor que o Santos pedir
Colocaria ele de glândula.carregafor de chuteira dos outros atletas.tmc
Gandula
Também acho que devia ser afastado até terminar o contrato, ai pode ir em bora, tem sim que mostrar que estes jogadores são uns fdp, sem um pingo de consideração pelo clube que o sustentou desde criança.Carater só mesmo o Rodrigo e familia
É que dinheiro não aceita desaforo!
Não aceitar as balas jujubas e mantê-lo no sub 23 seria bom para mostrar quem manda, mas, se o sujeito ganha por mês 200 paus, não seria um tiro no pé, já que teria que pagar os salários dele até o final do ano?
Na minha opinião o santos não deve rebai dar para um jogador que cuspiu no prato de comida que o santos colocou na mesa dele e da família. O certo é nada e embora logo pela porta do fundo pra não voltar mais .Aí pega estas balinha jukuda somo com salário que ia pagar até o fim do ano já da pra fazer alguma coisa pro clube e pro kaio Jorge pt. Saudações.
Afasta ele…temos que dar o exemplo…ele não vai nem por o pé na bola devido ao acerto…e esse empresário nem deve frequentar a nossa VILA…
Tudo isso é muito bonito mais infelizmente o Rueda tá tentando arrumar um clube falido roubado por um monte de bandido que passou por lá pega qualquer grana neste perna de pau é vai consertando os erros dos bandidos q passaram pelo Santos
Passo a visão geral apartir de já põe pra jogar de ponta ponta de banco
chamar kaio jorge de goleador e demais para mim
Certamente, a opinião expressada acima reflete o pensamento de maior parte da torcida. Passadas essas primeiras horas típicas de tomada de decisão figadal, está na hora de impor respeito pelo clube.
Giovanni, vc foi absolutamente perfeito em seu texto. Estou contigo e com o Peixe.
Copa Paulista urgente.
Pessoal, essa é a regra do jogo, tem q cumprir o que está no contrato ou não teremos credibilidade, deixa ir, Kaio vá com DEUS e volte se quiser, ele passará e o peixe crescerá mais ainda, tem q ser esperto na hora de fazer contrato, fazer e por no banco do sub 20 e falar tem q renovar por mais 5 pra poder treinar nos profissionais e assim poderemos impor e ter valor..O Rueda pode não ser diferente, mas imaginem ele sem dívidas e o clube com um Neymar ou Rodrigo?