
Santos conquistou a Copinha de 2014 com vitória sobre o Corinthians na final (Crédito: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/SantosFC)
O Santos venceu o América-MG por 3 a 0 na noite desta sexta-feira e garantiu classificação para a final da Copinha. Em busca do tetracampeonato, o Peixe vai enfrentar o vencedor do confronto entre São Paulo e Palmeiras, que acontece neste sábado.
O último título do Santos na Copinha aconteceu em 2014. Com gols de Diego Cardoso e Serginho, o Peixe bateu o Corinthians por 2 a 1 no Pacaembu e conquistou a Taça. Com 9 gols, Diego Cardoso e Stéfano Yuri foram os artilheiros da competição.
O Santos foi comandado na competição pelo técnico Pepinho e disputou a final com João Paulo, Daniel Guedes, Paulo Ricardo, Nailson e Zeca; Lucas Otávio, Fernando Medeiros (Diego Gomes) e Serginho (Gustavo Eugênio); Jorge Eduardo, Stéfano Yuri e Diego Cardoso (Gustavo Costa).
Oito anos após a conquista, o DIÁRIO DO PEIXE mostra como estão os campeões pelo Peixe.
João Paulo – Assumiu a condição de titular nas duas últimas temporadas e foi, talvez, o maior destaque do Santos no Brasileiro de 2021. Renovou recentemente com o clube e tem contrato até 2026.
Daniel Guedes – Está de volta ao clube depois de empréstimo ao Fortaleza e busca conquistar seu espaço no elenco. Tem contrato apenas até o meio do ano.
Paulo Ricardo – Subiu ao profissional ainda em 2014, jogou algumas partidas pelo Campeonato Brasileiro. Em 2016, foi negociado com o Sion, da Suíça. Passou por Fluminense, Goiás, Figueirense e atualmente está no Kuopion Palloseura, da Finlândia.
Naílson – Fez um jogo pelo Santos no Brasileiro de 2014 e começou a rodar. Passou por Mogi Mirim, Diadema, União Leiria, de Portugal, Famalicão, também de Portugal, da Ucrânia, Baltika, da Rússia, e no ano passado esteve no Juventus. Atualmente, tem contrato com Al-Adalah, da Arábia Saudita.
Zeca – Chegou a ter muito destaque no Santos, foi campeão olímpico em 2016, mas se desentendeu com torcedores e deixou o Peixe em 2018. Foi para o Internacional na negociação que trouxe Eduardo Sasha para o Santos. Depois, passou por Bahia e Vasco da Gama, seu último clube. Está sem contrato.
Lucas Otávio – Encerrou a carreira em 2018 com 24 anos e hoje atua no gerenciamento de carreiras de atletas. Depois do Peixe, passou por Paraná Clube, Avaí e Ituano.
Fernando Medeiros – Também rodou depois de deixar o Santos. Passou por Botafogo-SP, Vila Nova, Bahia, Portimonense, de Portugal, Confiança e atualmente está no Audax Rio de Janeiro.
Diego Gomes – Atuou no Sub-23 do Santos até 2018. Teve passagens Portuguesa santista, Tupi, Ipatinga, Santo André, Aimoré, Marítimo, de Portugal, Brasil de Pelotas e foi contratado pelo Botafogo-PB nesta temporada.
Serginho – Depois do Santos, passou por Vitória e teve destaque no Santo André e no América-MG. Foi vendido ao Kashima Antlers, do Japão, em 2018, e atualmente está no Changchun, da China.
Gustavo Eugênio – Depois do Santos teve passagens por Paraná Clube, Portuguesa, River-PI, Villa Nova-MG, Tupynambás (MG) e Feirense-BA. No ano passado, tentou retomar a carreira no Cascavel-PR.
Jorge Eduardo – Estava emprestado no Santos pelo Audax. Chegou a atuar pelo clube em 2014, mas voltou ao Audax, passou por Ferroviária, Botafogo-PB, ABC, Portuguesa, Juventus e atualmente está no Dziugas Telsiai, da Lituânia.
Stéfano Yuri – Um dos artilheiros da Copinha, Stéfano Yuri passou por Náutico, Botafogo, Vila Nova, São Caetano e foi fazer carreira na Tailândia. Passou Muangkan United, Nakhonpathom e seu último clube foi o Pattani FC.
Diego Cardoso – Foi destaque do Santos e artilheiro do Campeonato Brasileiro de Aspirantes de 2017 jogando ao lado de Diego Pituca. No profissional, porém, não conseguiu espaço. Passou por Bragantino, Vila Nova, Guarani, Botafogo-SP, São Caetano, Operário-PR, Volta Redonda, Sampaio Corrêa, atuou no Blotev Plovdiv, da Bulgária, e atualmente defende o XV de Piracicaba.
Gustavo Costa – Pertencia ao Mogi Mirim. Voltou ao clube, passou por Portimonense, Penafiel, Estoril, Cova Piedade, todos de Portugal, e está no Olympiakos Nicosia, do Chipre.
Temos somente o João Paulo pra nós, baita goleiro.
Demais patinaram e sumiram.
Parabéns pela ótima reportagem, deve ter dado bastante trabalho, merece. O reconhecimento.
O mundo do futebol, é uma grande ilusão, vejo jovens se acharem os superstar e que acabam no anonimato, poucos os que sobressaem.
Essa é uma realidade que esses garotos tem que saber. apenas 1 % desses meninos fazem carreira profissional e ganham dinheiros, a grande maioria vive perambulando pelo país ou mundo a troco de trocados , para continuarem na atividade.
Excelente reportagem. Serve principalmente para mostrar que o futebol é cruel. Quase nunca quem brilha na base confirma no profissional. Os ritmos e as exigências são diferentes. Exemplo maio é Batatinha,muito bom na base mas que obviamente não tinha compleição física nenhuma para atuar entre adultos.
Joao Paulo ficou anos na reserva, nem ia para o banco.
Perseverou e se dedico.
Tem a recompensa, renovou contrato 2 vezes em um ano.
Além do JP que ainda está por aqui, o único que teria lugar no elenco é o Serginho.
O talento só não basta em nenhuma profissão. Melhor exemplo é o João Paulo. Se não tivesse determinação teria desistido. É isso.
O perfil do grupo atual é parecido. Acho difícil que algum jogador desse elenco chegue longe. Sem passionalismo, não há nenhum que tenha lugar hoje no time profissional.
Em parte concordo com vc Marcio mais acho que alguns tem um bom potencial e pode fazer parte e ser utilizado em algum momento por ser uma temporada puxado com muitos jogos mais serem titular absoluto e muito difícil , eles tem que trabalhar muito ainda .
A maioria também entra muito na conversa de empresário e acabam com a carreira
Ótima reportagem, todos esses jogadores que foram citados sem sombra de dúvida demonstra que a base de jogadores do Santos sempre foi uma das melhores do Brasil, pois os jogadores que foram descritos na reportagem são jogadores que passaram por diversos clubes.
Mais pode se afirmar que O João Paulo e o maior atleta em destaque no atual Santos e vale lembrar que o Santos deve sempre investir no seu futebol de base com o intuito de formar grandes atletas como sempre vez.
A formação de base de futebol do Santos investindo em jovens jogadores trouxe grandes títulos para o Clube e até hoje forma jogadores para o futebol Mundial.
Pois o Santos sempre obteve grandeza com seus jovens jogadores pelo mundo todo
O Zeca sifu.
O Zeca poderia estar no Santos , mas forçou saída para o Internacional e sua carreira só vem caindo.