Wilton Pereira Sampaio apita Botafogo e Santos no Nilton Santos (Crédito: Fifa)

O árbitro goiano Wilton Pereira Sampaio, de 41 anos e categoria Fifa, apita o confronto entre Botafogo e Santos neste domingo (26), às 16 horas, no Nilton Santos, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Será a quarta partida do Peixe em que Wilton apita nesta ano. Ele foi o responsável na vitória da equipe sobre o Iguatu-CE por 3 a 0, na Vila Belmiro, pela terceira fase da Copa do Brasil, e pela derrota para o Grêmio por 1 a 0, no Alfredo Jaconi, na estreia do Brasileirão. Na ocasião, o árbitro expulsou Soteldo que teve que cumprir suspensão. Além da derrota para o Flamengo por 3 a 2, na Vila, pelo Brasileiro.

Ano passado, apitou quatro jogos pelo Campeonato Brasileiro: a vitória sobre o América-MG por 3 a 0 e diante o São Paulo por 1 a 0, ambas na Vila Belmiro, o empate sem gols com o Fortaleza na Arena Castelão e a derrota para o Palmeiras por 1 a 0 no Allianz Parque.

No Brasileiro de 2021, ele foi o responsável pela vitória sobre o Fluminense por 2 a 0, na Vila Belmiro. Em 2020 foram três jogos. O empate com o Grêmio em 3 a 3, na Arena do Grêmio; a vitória sobre o Sport por 4 a 2, na Vila, e a derrota para o Flamengo por 1 a 0 também na Vila. No entanto, o duelo contra os cariocas gerou polêmica após dois gols do Alvinegro serem anulados com interferência do VAR.

Em 2019, apitou os confrontos contra o Fluminense pelo primeiro e segundo turno do Brasileiro. Empate em 1 a 1 no Maracanã e a vitória por 2 a 1 na Vila Belmiro. Apitou a derrota do Peixe para o Cruzeiro por 1 a 0 na Vila Belmiro em 2018 e esteve no VAR em outra derrota santista também para a Raposa, no Mineirão. Ainda naquele ano, apitou o empate diante do Grêmio, sem gols, no Pacaembu.

Confira a arbitragem de Botafogo e Santos:

  • Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (FIFA) – GO
  • Árbitro Assistente 1: Bruno Raphael Pires (FIFA) – GO
  • Árbitro Assistente 2: Leone Carvalho Rocha – GO
  • Quarto Árbitro: Grazianni Maciel Rocha – RJ
  • Assessor: George Alves Feitoza – AL
  • Árbitro de Vídeo: Rodrigo D Alonso Ferreira – SC
  • AVAR: Johnny Barros de Oliveira – SC
  • Assistente de Árbitro de Vídeo 2: Rodrigo Batista Raposo – DF
  • Observador de VAR: Ricardo Marques Ribeiro – MG

Leia também: