Marcos Leonardo pouco fez no empate por 1 a 1 entre Santos e Botafogo (Divulgação/Santos FC)

O Santos foi ao Rio de Janeiro para enfrentar o Botafogo neste domingo (26) e tentar afastar de vez a ameaça do rebaixamento e, apesar de não ter conseguido vencer, voltou para casa com um empate com gostinho de vitória: 1 a 1.

Após sair atrás no placar logo no início da partida, e quase levar o segundo gol em lance que Messias tirou em cima da linha, o Peixe chegou ao empate justamente com o zagueiro salvador, que marcou de cabeça nos acréscimos da etapa final.

O resultado levou o Peixe aos 43 pontos na classificação, um a mais que o Vasco, que empatou no sábado com o Athletico-PR e chegou a passar o Alvinegro Praiano por poucas horas.

O Peixe volta a campo na quarta-feira (29), novamente para enfrentar um time carioca. O desafio será diante do Fluminense, às 19 horas (de Brasília), na Vila Belmiro, que novamente estará lotada, já que todos os ingressos foram vendidos de forma antecipada.

O jogo

Sem o capitão Tomás Rincón, que voltou machucado da seleção da Venezuela, o técnico Marcelo Fernandes optou por Camacho para manter o sistema 4-4-2, mas com possibilidade de variação para o 3-5-2.

A preparação para o jogo, porém, foi pelo ralo cedo. Logo aos 10 minutos, após falta infantil de Lucas Braga, o Botafogo saiu na frente, com Danilo Barbosa. Eduardo cobrou, o zagueiro subiu muito, ganhou duelo de cabeça entre Nonato e Jean Lucas e fez 1 a 0.

A primeira chance do Santos no primeiro tempo aconteceu depois que Nonato roubou a bola no campo de defesa, avançou em velocidade e jogou na área. Marcos Leonardo tentou, mas não conseguiu desviar e encontrar Soteldo, que entrava sozinho na esquerda.

Antes da descida para o vestiário, o Santos melhorou o rendimento e quase chegou ao empate em jogada individual de Jean Lucas, que chutou forte, de longe, e obrigou o goleiro Lucas Perri a trabalhar e evitar o gol.

2º tempo

O técnico Marcelo Fernandes sacou Nonato, um dos melhores em campo, para a entrada de Lucas Lima, além de trocar Camacho, um dos piores, pelo atacante Maxi Silvera.

O jogo pouco mudou e, aos 14 minutos, em outra falta o Botafogo teve duas chances para ampliar, mas João Paulo na primeira, e Messias, em cima da linha na segunda, evitaram o pior.

Marcelo Fernandes ainda mandou a campo Mendoza no lugar de Kevyson, Furch na vaga de Marcos Leonardo e Patati na de Jean Lucas na tentativa de encurralar o Botafogo.

A estratégia de empilhar atacantes acabou funcionando e, após trama de Soteldo e Mendoza pela esquerda, o cruzamento encontrou a cabeça de Messias, o salvador, para deixar tudo igual e garantir um precioso ponto para o Santos: 1 a 1.

FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO 1 X 1 SANTOS

Data e hora: 26 de novembro de 2023 (domingo), às 16h (horário de Brasília)
Local: Estádio Olímpico Nilton Santos, Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)
Assistentes: Bruno Raphael Pires (GO) e Leone Carvalho Rocha (GO)
Quarto árbitro: Grazianni Maciel Rocha (RJ)
VAR: Rodrigo D’Alonso Ferreira (SC)
Cartões amarelos: Gabriel Pires, Danilo Barbosa (Botafogo), Nonato, Jean Lucas, Lucas Lima (Santos)

GOLS: Danilo Barbosa (1 x 0), aos 10 minutos do 1º tempo; Messias (1 x 1), aos 46 minutos do 2º tempo

BOTAFOGO: Lucas Perri; Danilo, Adryelson e Victor Cuesta; Tchê Tchê, Marlon Freitas, Gabriel Peres (Bastos) e Eduardo (Luis Henrique); Victor Sá (Di Plácido), Tiquinho Soares (Janderson) e Júnior Santos (Segóvia). Técnico: Tiago Nunes

SANTOS: João Paulo; Lucas Braga, Joaquim, Messias e Kevyson (Mendoza); Camacho (Maxi Silvera), Rodrigo Fernández, Jean Lucas (Wesley Patati) e Nonato (Lucas Lima); Soteldo e Marcos Leonardo (Furch). Técnico: Marcelo Fernandes

Leia também: