
Matheus Lima vai atuar no futebol do Qatar (Crédito: Divulgação)
Após ter o vínculo com o Santos encerrado e deixar o clube de graça, o meia Matheus Lima, que foi tratado como uma das grandes promessas da base, vai jogar no Qatar.
O jogador acertou com um dos grandes clubes do país, que não teve o nome divulgado, mas vai atuar inicialmente no A’Ali SC para ganhar minutagem.
O clube que contratou o brasileiro é o mesmo que na gestão de transição do ex-presidente Orlando Rollo chegou a oferecer US$ 10 milhões ao Santos para levar o brasileiro, em um projeto que envolvia na época a naturalização do meia para que ele pudesse defender o Qatar. Na época, o clube recusou e projetava futuro no garoto.
Neste ano, o Departamento de Futebol de base do Peixe viu o atleta sair de graça após o fim do contrato no dia 23 de maio. A gestão até chegou a oferecer uma renovação, mas com o valor três vezes menor ao que Matheus recebia e com metas já no elenco profissional. O staff recusou a proposta por entender que ele teria potencial para um projeto maior.
Os dirigentes do clube do Qatar já trabalham em uma naturalização e Matheus deve ganhar um novo passaporte nos próximos meses.
Matheuszinho, como é conhecido, também recebeu sondagens de Portugal, Espanha, Emirados Árabes e de outras equipes brasileiras. Tratado como promessa, chegou a ser comparado com Messi ainda novo na base do Alvinegro. Apesar do carinho pelo clube e com a torcida, ficou chateado pela condução da saída.
Nas últimas semanas antes de encerrar o fim do vínculo, o meia chegou a treinar com o elenco profissional e recebeu elogios da comissão técnica de Cleber Xavier. É comum no os garotos da base ‘subirem’ para completar as atividades do time principal. Perto do fim do contrato e a pouca utilização no Sub-20, o Departamento da base não queria ‘bater o martelo sozinho’ sobre a renovação ou não.
Ele foi colocado para fazer outros treinos no principal para o Departamento de Futebol Profissional também opinar sobre o atleta. Depois do ‘diagnóstico’, a decisão ficou nas mãos de José Renato Quaresma, coordenador da base. Ele fez uma proposta de renovação por três anos, mas reduzindo o salário do atleta em cinco vezes, em 60% a menos, e que teria que atingir algumas metas já no time principal.
Quando a atual gestão da base assumiu, Matheuszinho já tinha sido colocado em uma lista de dispensa pelos coordenadores. O técnico Elder Campos, do Sub-17, chegou a questionar uma possível saída do jogador e o garoto foi tirado da lista. Porém, desde então, não ganhou tanta minutagem e chegou até a atuar como atacante e ponta, fora da posição.
CHEGADA DE MATHEUS LIMA NO SANTOS
Nascido em 2006, Matheuszinho chegou a ter multa rescisória de 70 milhões de euros. Matheus Lima chegou ao Santos em 2014 à convite do coordenador de futsal, Barata, depois de ter se destacado com o Sub-7 do Gremetal. Ele foi artilheiro com 73 gols no Paulista de Futsal. Já no Peixe, foi tênis de ouro e bola de prata com o Sub-8, sendo premiado novamente pela FPF.
O garoto acumulou títulos e feitos, como as conquistas da IberCup Sub-12 em 2017, a Copa Ouro Sub-13 em 2018, além das artilharias da própria IberCup e do Paulista Sub-9 de Futsal em 2014. Ele fez 14 gols em seis partidas na IberCup Sub-13 e também atuou em um desafio do time Sub-15 pelo Campeonato Paulista.
MATHEUS LIMA FOI COMPARADO A MESSI
Em 2019, Matheus teve grande repercussão na mídia ao marcar um gol ao estilo Lionel Messi na vitória sobre Santo André, pelo Paulista Sub-13. Na jogada, o camisa 10 saiu da lateral do campo, driblou dois adversários, arrancou, tabelou com um companheiro, entrou na área do time do ABC no meio de três marcadores e tocou para as redes.
Com apenas 15 anos em 2021, Matheus pulou etapas e chegou a ser promovido ao time Sub-17 e atuou pelo Brasileiro da categoria. No segundo semestre voltou a compor para o Sub-15 e foi um dos destaques na disputa do Campeonato Paulista e da Copa Nike da categoria. Pelo Paulista foram 15 gols em 18 jogos, enquanto pela Copa Nike foram 2 gols em 4 jogos, escolhido como o melhor da partida duas vezes.
FALTA DE SEQUÊNCIA NA BASE
Em 2022, atuou em 8 jogos com um gol no Brasileiro e teve 8 gols em 19 partidas pelo Paulista, foram mais de 20 assistências. Além de torneios não oficiais, mas depois veio uma lesão muscular na reta final da temporada. Nas semifinais do Brasileiro, onde o Santos parou no Grêmio, não ficou nem no banco nos duelos no fim de outubro.
Já nas semis do estadual, na qual o Peixe foi eliminado para o Palmeiras, começou como reserva do primeiro jogo e foi titular na volta, mas saiu no intervalo. Depois, retornou no começo de 2023 na FAM Cup e em abril para atuar pelo estadual e teve apenas cinco jogos e um gol pelo Paulista Sub-17 e entrou em uma partida do Brasileiro Sub-17.
O Santos informou uma sequência de lesões musculares na posterior da coxa direita. Já o DIÁRIO ouviu que o garoto teve apenas desconforto muscular e precisava utilizar um aparelho isocinético que tem apenas no profissional. Ano passado pelo Sub-20, teve um gol em 10 jogos pelo Paulista e 2 gols em 9 jogos pelo Brasileiro.
Em 2025, foram apenas dois jogos pelo Paulista Sub-20.
Leia também: Santos tem segundo pior ataque e maior jejum de gols do Brasileirão 2025
Relembre os números do Matheus Lima (em torneios oficiais) pelo Santos:
- 2015: 1 jogo pelo Paulista Sub-11
- 2016: 3 gols em 17 jogos pelo Paulista Sub-11
- 2017: 17 gols em 24 jogos pelo Paulista Sub-11
- 2018: 5 jogos pelo Paulista Sub-13
- 2019: 6 gols em 15 jogos pelo Paulista Sub-13 | 1 jogo pelo Paulista Sub-15
- 2020: 7 jogos pelo Brasileiro Sub-17
- 2021: 15 gols em 12 jogos pelo Paulista Sub-15 | 1 gol em 5 jogos pelo Brasileiro Sub-17
- 2022: 8 gols em 19 jogos pelo Paulista Sub-17 | 1 gol em 7 jogos pelo Brasileiro Sub-17
- 2023: 1 gol em 5 jogos pelo Paulista Sub-17 | 1 jogo pelo Brasileiro Sub-17
- 2024: 1 gol em 11 jogos pelo Paulista Sub-20 | 2 gols em 9 jogos pelo Brasileiro Sub-20
- 2025: 2 jogos pelo Paulista Sub-20
Não tem corpo para o futebol atual
Meu fiquei assustado como vários países estavam fazendo propostas pelo quase anao.
O engraçado é que ele acertou com as arábias,
Pais de terceiro escalão no mundo do futebol.
Boa sorte ao jogador , mais parou na evolução, esse é o problema de alguns garotos , arrebentam nas bases inferiores, mais não se desenvolvem fisicamente, ai apartir do sub 17 , não acompanham no desenvolvimento
A autora do texto acredita em Papai Noel.
A base salva mas os dirigentes incompetentes vem e joga no lixo.