Exclusivo: XP define "valuation" e Santos marca "reunião secreta" sobre SAF

Reunião do Conselho do Santos vai acontecer na próxima terça-feira (Crédito: Divulgação)

O Conselho Deliberativo do Santos vai se reunir na próxima terça-feira (dia 9), a partir das 19h30min, para uma apresentação da proposta de adequação do Estatuto Social no capítulo referente à SAF (Sociedade Anônima do Futebol). A apresentação será feita pelo advogado Rodrigo Monteiro de Castro, do escritório contratado pelo clube para apoiar a comissão de Estatuto nas mudanças.

A reunião será “secreta”. No convite aos conselheiros foi informado que não serão permitidos celulares durante o encontro para evitar gravações e vazamentos. Os participantes terão de deixar o aparelho na entrada do salão Vidal Behor Sion.

Apesar de o novo texto com as sugestões de mudança do Estatuto estar pronto, não haverá uma votação no encontro. Os conselheiros serão chamados para um reunião futura para votar as alterações e, se aprovadas, elas precisarão passar também por uma assembleia de sócios.

O Diário do Peixe apurou que a XP Investimentos, contactada pelo clube no começo de maio para auxiliar o clube no processo de transformação em SAF, definou o “valuation” (valor de mercado) do Santos em 3,4 vezes a receita estimada para 2025, que seria pouco superior a R$ 600 milhões. O valor chegaria na casa de R$ 2,2 bilhões, o maior valor de uma equipe brasileira.

O Santos e a XP ainda não receberam propostas oficiais pela SAF, mas dois grupos teriam sinalizado interesse em iniciar uma negociação, sendo um deles do Qatar e outro liderado pelo empresário iraniano Kia Joorabchian, o mesmo que liderou a parceria entre MSI e Corinthians no começo do século.

O Santos não comenta as informações.