Samuel Lino marcou o gol da vitória do Flamengo (Foto: Divulgação / Flamengo)

A derrota do Ceará para o Flamengo, por 1 a 0, nesta quarta-feira, no Maracanã, mudou o cenário da tabela e deixou o Santos dependendo apenas das próprias forças para garantir uma vaga na Copa Sul-Americana de 2026. O gol de Samuel Lino que decidiu o jogo, somado à vitória santista por 3 a 0 sobre o Juventude, fez o Peixe ultrapassar o clube cearense na classificação.

Com os resultados da rodada, a tabela ficou com Santos com 44 pontos, em 14°. E em 15º o Ceará, com 43 pontos. Como na última rodada o Vasco (12º colocado) enfrenta o Atlético-MG (13º colocado), ambos bom 45 pontos, o Santos passará um deles em caso de vitória sobre o Cruzeiro na última rodada, domingo, na Vila Belmiro, e garantirá um vaga na Copa Sul-Americana.

O Santos ainda pode garantir a vaga mesmo se não vencer o Cruzeiro. Atualmente, a competição continental distribui vagas até o 13º colocado do Brasileirão. No entanto, há um aspecto determinante nesta temporada: os quatro semifinalistas da Copa do Brasil – Cruzeiro, Corinthians, Fluminense e Vasco – ocupam posições dentro do G-13 e têm chance de conquistar vaga direta à Libertadores via título. Nessa configuração, abre-se automaticamente uma vaga adicional para a Sul-Americana, ampliando o corte para o 14º lugar, posição ocupada hoje pelo Santos.

Neste caso, o Santos teria de torcer para Cruzeiro, Fortaleza e Vitória não vencerem seus jogos na última rodada.