
Fernando Pradella estreou pelo Santos contra a Chapecoense (Crédito: Raul Baretta/Santos FC)
O atacante Fernando Pradella estreou pelo profissional do Santos. O camisa 55 entrou aos 32 minutos do segundo tempo na derrota para a Chapecoense por 4 a 2, na Arena Condá, pela primeira rodada do Brasileirão, nesta quarta-feira (28). O centroavante já havia sido inscrito pelo Peixe no Paulistão e foi relacionado pela primeira vez contra a Chape, sendo chamado para entrar na vaga de Lautaro Díaz.
Pradella tem participado da pré-temporada com o profissional e vive expectativa de mercado. Em junho do ano passado, o Borussia Dortmund (Alemanha) havia feito uma oferta de 4 milhões de euros para contar com o atleta assim que completar a maioridade. A família e o menino de 17 anos já estão tirando a dupla cidadania. Pradella faz aniversário no dia 3 de julho.
O projeto do time alemão inclui uma preparação do garoto durante o período que ainda permanecer no Alvinegro e ele iria oito semanas espalhadas durante o ano para treinar na Alemanha. Porém, na época, o atleta estava em transição física depois de uma lesão muscular na posterior da coxa e os os representantes dele estavam envolvidos em negociações na janela do meio do ano.
A situação esfriou e o Santos tem a expectativa de ‘recuperar’ o atacante para que ele desenvolva o melhor futebol e se torne um ativo no mercado. A ideia do Peixe é ficar com um percentual futuro. Pradella tem 1,85 metro e contrato até o 30 de agosto de 2027.
Leia também: Vojvoda adota cautela sobre Neymar e despista sobre retorno no clássico contra o São Paulo
HISTÓRICO
Nascido em 2008, Fernando Pradella é natural de Osasco (SP) e se inspira no Ronaldo Fenômeno. Ele começou a jogar na escolinha do São Paulo com apenas 4 anos (babyfut) e depois foi para o Company Futsal Osasco e para o K9pro. No futsal teve passagens por Barueri e Corinthians Sub-8 quando fez sua transição para o campo. Depois foi para o São Paulo e participou do Sub-11 do Audax pelo estadual.
Na época de pandemia foi para o Desportivo Brasil e treinou um período no Referência. Pradella chegou ao Santos em abril de 2022. O jogador foi fazer uma semana de treinos com o time e no terceiro dia já deram retorno de que ele ficaria. Fernando foi artilheiro do Peixe na Paulista Cup Sub-14 em 2022, com 8 gols marcados, e chegou a atuar em 9 partidas do Paulista Sub-15.
Depois da transição no “ano ruim”, o atacante conquistou a titularidade na equipe do técnico Raphael Bahia sendo o artilheiro do time na Copa Votorantim e na Copa Nike no ano retrasado. Inclusive, naquele ano assinou com a Nike e tem o patrocínio da marca até hoje. Ele também teve convocações para a Seleção Sub-15 naquele ano. Depois, embalou com Sub-17 e até chegou a se dividir com o Sub-20.
Veja os números de Fernando Pradella pelo Santos:
- 2022: 9 jogos pelo Paulista Sub-15
- 2023: 7 gols em 16 jogos pelo Paulista Sub-15
- 2024: 6 gols em 13 jogos pelo Paulista Sub-17 | 2 gols em 4 jogos pelo Paulista Sub-20 | 3 jogos pelo Brasileiro Sub-17 | 2 jogos pelo Brasileiro Sub-20
- 2025: 3 gols em 11 jogos pelo Paulista Sub-17 | 3 gols em 11 jogos pelo Brasileiro Sub-17
- 2026: 1 jogo pelo Brasileirão
QUEM TEM QUE SER BARRADO E NUNCA MAIS PISAR NA VILA, PRIMEIRO O TREINADOR, ALEXI DUARTE, ZÉ IVALDO, LOUTARO, TIQUINHO, JOÃO BASSO, ESTE TAL JOÃO CHIMBICA QUE PARECE UMA ENCERADEIRA,TAL DE IGOR QUE SÓ CORRE E POR AI VAI.