Marcelo Teixeira comentou saída de João Basso (Foto: Raul Baretta / Santos FC)

O presidente do Santos, Marcelo Teixeira, comentou nesta quinta-feira a repercussão envolvendo a saída do zagueiro João Basso e a manifestação pública de Neymar nas redes sociais. O camisa 10 havia demonstrado tristeza pela forma como o amigo deixou o clube e disse que o defensor merecia mais respeito.

Questionado sobre o posicionamento do jogador, Teixeira afirmou que as decisões do clube seguem critérios profissionais e que a opinião de Neymar foi motivada principalmente pela amizade entre os dois atletas.

“Precisa perguntar ao Neymar o que ele quis dizer. As decisões do clube são decisões profissionais. Acho que ele falou pela emoção e amizade com o Basso. Nós respeitamos, mas as decisões são decisões profissionais”, disse o presidente ao Globo Esporte.

Nos últimos dias, Neymar usou as redes sociais para se despedir do zagueiro. Em mensagem publicada nos stories, o atacante desejou sorte ao amigo e lamentou a maneira como a saída aconteceu.

“Boa sorte na sua nova etapa, irmão. Fico triste em ver você saindo dessa forma. Você é profissional demais e merecia mais respeito. Mas é a vida. Só te desejo coisas boas, estarei sempre na torcida”, escreveu.

A proximidade entre os dois ficou evidente ao longo da temporada. Desde a chegada de Neymar ao Santos, ele e Basso desenvolveram uma amizade fora dos gramados, com encontros frequentes e viagens juntos, incluindo visitas do defensor à casa do camisa 10 em Mangaratiba, no Rio de Janeiro.

Internamente, a diretoria avaliou o cenário antes de concretizar a rescisão contratual justamente por causa dessa relação. Mesmo assim, o clube decidiu chamar o jogador para conversar e optou pelo encerramento antecipado do vínculo, já que ele não fazia parte dos planos do técnico Juan Pablo Vojvoda para a sequência da temporada.