Neymar foi convocado para disputar sua quarta Copa do Mundo (Foto: Divulgação / CBF)

Neymar segue um cronograma intensivo de recuperação da lesão na panturrilha direita com o objetivo de estar à disposição da Seleção Brasileira na estreia da Copa do Mundo, contra o Marrocos, no dia 13 de junho. Desde que se apresentou à equipe nacional, o atacante realiza sessões diárias de tratamento e fortalecimento físico sob acompanhamento do departamento médico da CBF.

O camisa 10 chegou à Granja Comary no último dia 27 e passou por novos exames, que confirmaram uma lesão grau 2 na panturrilha direita. A contusão foi sofrida durante a partida entre Santos e Coritiba, pelo Campeonato Brasileiro.

O processo de recuperação tem sido dividido em três períodos diários de trabalho, com duas atividades de fisioterapia e fortalecimento muscular. Fora dos horários de tratamento, Neymar faz um terceiro trabalho utilizando uma bota de compressão na região lesionada como parte do planejamento adotado pela equipe médica.

A expectativa do estafe do jogador é que ele possa iniciar os trabalhos com bola no dia 7/8 de junho, logo após os amistosos preparatórios da Seleção. O Brasil enfrenta o Panamá no dia 31 de maio, no Maracanã, no Rio de Janeiro, e o Egito em 6 de junho, no Huntington Bank Field, em Cleveland, nos Estados Unidos. Mesmo com a previsão de avanço na recuperação após o duelo contra os egípcios, a presença de Neymar na estreia da Copa ainda é tratada como dúvida.

Caso não reúna condições de jogo para a estreia diante do Marrocos, no dia 13 de junho, Neymar ainda poderá ser opção para a segunda partida da Seleção Brasileira na competição. O confronto contra o Haiti está marcado para o dia 18, e é visto como uma possibilidade para o retorno do atacante, dependendo da evolução de sua recuperação.

Na última sexta-feira, Neymar voltou a realizar uma atividade no gramado pela primeira vez desde a lesão. O atacante iniciou o dia com trabalhos na academia e depois participou de uma leve transição física no campo da Granja Comary. De tênis, fez voltas ao redor do gramado e não integrou as atividades mais intensas comandadas por Carlo Ancelotti.

O Neymar até poderia voltar a treinar com bola nos próximos dias, dependendo da evolução clínica e da resposta ao tratamento. No entanto, a panturrilha é uma das regiões mais exigidas no futebol, especialmente em arrancadas, mudanças de direção e acelerações, o que aumenta o risco de sobrecarga.

Mesmo uma lesão considerada simples pode se tornar problemática nesse contexto, já que uma nova pancada ou esforço acima do ideal poderia agravar o quadro e até comprometer toda a Copa. Por isso, apesar da evolução possível, o departamento médico tende a ser cauteloso e só deve liberá-lo quando estiver 100% recuperado.

A posição da CBF continua sendo acompanhar a evolução diária do atleta antes de qualquer decisão sobre sua utilização. Por enquanto, Neymar permanece integrado ao elenco e não há previsão de corte.