Neymar estreou na Copa na vitória da Seleção Brasileira sobre a Escócia (Crédito: @Fifa)

Neymar voltou a vestir a camisa da Seleção Brasileira em uma partida oficial nesta quarta-feira (24). O camisa 10 entrou no segundo tempo da vitória por 3 a 0 sobre a Escócia, em Miami, pela última rodada do Grupo C da Copa do Mundo, encerrando um período de 981 dias sem atuar pelo Brasil.

A partida marcou não apenas o retorno do atacante à equipe nacional, mas também sua estreia na Copa do Mundo de 2026. Aos 34 anos, Neymar disputa o quarto Mundial da carreira, depois de ter participado das edições de 2014, 2018 e 2022.

O longo período afastado começou em 17 de outubro de 2023. Na derrota para o Uruguai pelas Eliminatórias Sul-Americanas, em Montevidéu, o jogador sofreu uma grave lesão no joelho esquerdo, com ruptura do ligamento cruzado anterior e do menisco. Após mais de um ano de recuperação, ainda enfrentou outros problemas físicos que impediram seu retorno à Seleção durante boa parte do ciclo até a Copa.

Já em 2026, quando parecia próximo de retomar a sequência de jogos pelo Brasil, Neymar sofreu uma lesão muscular defendendo o Santos, na partida contra o Coritiba, seu último compromisso antes da convocação feita por Carlo Ancelotti. Recuperado, foi reintegrado gradualmente aos treinamentos durante a Copa e voltou a atuar diante dos escoceses.

Com o placar já favorável, Neymar entrou nos minutos finais e participou de cerca de 20 minutos da partida. O Brasil construiu a vitória com dois gols de Vinicius Júnior ainda no primeiro tempo. Na etapa final, Matheus Cunha completou o marcador após assistência de Bruno Guimarães.

Além do retorno, Neymar alcançou uma marca histórica. Ao disputar sua quarta Copa do Mundo, o santista igualou Pelé como os únicos camisas 10 da Seleção Brasileira presentes em quatro edições do torneio.

Maior artilheiro da história da Seleção Brasileira nas contas da Fifa, Neymar soma 79 gols em 128 partidas pelo Brasil. Desde a estreia, em outubro de 2010, contra os Estados Unidos, o atacante acumulou mais de uma década defendendo a equipe nacional e se consolidou como um dos principais nomes da história da Amarelinha.

Com a vitória sobre a Escócia, a Seleção Brasileira terminou a fase de grupos na liderança da chave e avançou ao mata-mata da Copa do Mundo. O próximo compromisso será na segunda-feira (29), às 14h (de Brasília), em Houston, contra o segundo colocado do Grupo F, que pode ser Holanda, Japão ou Suécia.