
Inauguração foi em comemoração ao aniversário do milésimo (Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC)
O Santos teve toda uma programação especial para comemorar os 50 anos do milésimo gol de Pelé. O Peixe inaugurou um painel que retrata através do olhar das crianças o momento do milésimo gol do Rei Pelé, com a ilustração da Vila Belmiro e do Maracanã, sendo que a imagem de Pelé simula o movimento da cobrança de pênalti quando a porta do túnel é aberta. Lima, Dorval, Edu, Clodoaldo, Juary, Negreiros e Mengálvio prestigiaram o evento.
“É difícil por em palavras simples o que significa esta homenagem linda, maravilhosa, que perpetua a história. É a lembrança de um grande feito dentro do universo do futebol, e a lembrança de uma mensagem que até hoje é válida. Um momento marcante, íntimo, especial, com uma mensagem forte destinada às crianças. O atleta que hoje veste a camisa do Santos precisa saber que carrega uma responsabilidade grande, e agora, passando por este painel, ela aumenta”, destacou Edinho, ex-goleiro do Peixe e filho do Rei.
O painel é obra de João Santos, artista plástico, ilustrador editorial e designer gráfico. O desenho de Pelé é feito pelo artista com base no momento histórico em que Pelé se preparava para bater o pênalti que completaria seu milésimo gol na noite de 19 de novembro de 1969, no estádio do Maracanã, quando o Santos venceu a equipe do Vasco da Gama por 2 a 1.
Outras homenagens
Ao longo do dia, outras homenagens ao Rei do Futebol foram promovidas pelo Memorial das Conquistas. Às 11h, ocorreu a abertura da exposição “As Charges do Rei”. Já às 16h do mesmo dia, ocorreu o lançamento da réplica da camisa 10 do Santos utilizada na partida do milésimo gol.
Deixar um comentário