O técnico Fabián Bustos tem um plano no Santos: e equipe vai correr os 90 minutos, os acréscimos e vai competir por todas as bolas. Neste domingo, no clássico contra o Palmeiras, o Peixe seguiu o plano à risca e, como o próprio treinador mencionou na coletiva, competiu de igual para igual contra a melhor equipe da América do Sul.
Todas as escolhas de Bustos seguem o plano da competitividade. Ele não se interessou pelo meia técnico Alan Patrick e pediu a contratação do esforçado (e limitado) Jhojan Julio. Ele tirou Marcos Leonardo no clássico porque “o GPS mostrou que não estava correndo” para colocar o brigador Bryan Angulo.
Nos dois principais jogos do Campeonato Brasileiro (São Paulo e Palmeiras), o Santos foi competitivo e perdeu.
Não vou entrar aqui na discussão sobre a arbitragem nestes jogos (Falei o que penso aqui), mas acho que os dois resultados levantam aquele que deve ser o maior dilema para o Santos e o técnico Fabián Bustos no momento: Como aumentar o nível técnico do time sem perder a competitividade?
A resposta de Bustos sobre Marcos Leonardo é sintomática. Jogador que não corre vai ter pouco espaço com ele.
Veremos cada vez menos Ricardo Goulart em campo. Lucas Barbosa tem poucas oportunidades, apesar de já ter sido decisivo. Gabriel Pirani, que é criativo mas quase não compete, praticamente sumiu da equipe.
Veremos sempre Jhojan Julio, Angulo, Lucas Braga, Rwan Seco.
A dúvida é como o Santos vai conseguir resultados nos grandes jogos, como contra o Palmeiras (que ainda estava bem desfalcado), com jogadores competitivos, esforçados, mas com pouca qualidade técnica.
Os poucos bons times do Campeonato Brasileiro tem alguns jogadores com boa qualidade técnica individual e, nestes jogos mais parelhos, muitas vezes essa qualidade individual faz a diferença para o resultado.
O Palmeiras ganhou o clássico em uma jogada de bola parada (que também precisa ser muito treinada pelo Santos), mas em um lance bem conhecido, que aproveita uma característica forte do (bom) zagueiro Gustavo Gomez.
Teremos uma janela de transferências em julho e o Santos precisa ir ao mercado para encontrar ao menos um lateral-direito, um meia e um atacante de lado de campo.
É a grande chance de aumentar a qualidade técnica do time.
Para isso, as escolhas não podem ser feitas apenas privilegiando a competitividade.
É hora de pensar grande.
Ou iremos ter de nos contentar com um time valente, que ganha alguns jogos de times médios, mas não é capaz de fazer frente aos rivais do mesmo tamanho.
É melhor do que nos últimos anos? Sim
É o suficiente? Deixo a resposta para vocês.
(Eu tenho a minha)
Eu já havia dito ,se entrar com goulart e ângulo contra o Palmeiras nós iremos perder
Só bustos que não ve isso ,palmeiras tem intensidade ,,gourlart é lento ,,ângulo erra muitos passes ,
Segundo tempo manteria os atacantes e entraria com Bruninho no lugar de jhonjulio
Ganharíamos o jogo
ENQUANTO NÃO FORMAR O MEIO COM FERNÁNDEZ, SANDRY E BRUNO OLIVEIRA, NOSSO SANTOS VAI LADEIRA ABAIXO. ESSE JHOJAN E ANGULO SÃO PRA JOGAR NO EQUADOR NÃO NO SANTOS, GOULART A GRANDE DECEPÇÃO PORQUE CAMINHA EM CAMPO COMO FAZIA SANCHEZ ANTES DA CONTUSÃO, APÓS SAÍDA DE SAMPAOLI. SE FOSSE BOM TERIA LEVADO JUNTO, ASSIM COMO FINIZ QUE FORÇOU SUA RENOVAÇÃO. PERGUNTO AO DINIZ: QUER TROCAR CAMACHO E BAPTISTÃO POR YAGO FELIPE E GERMAN CANO??? ACEITARIA E AINDA DARIA SANCHEZ DE BRINDE.
Na minha opinião precisa contratar, mais essa garra do Santos é sim muito importante, olha o Ricardo Gulart horrível não corre não marca e o Santos paga um absurdo, por enquanto tem meu apoio sim.
No Barcelona do Equador ele tinha um meia Damian Diaz…que fazia o time jogar. No Santos não tem ninguém. Precisamos de um urgente
E ISSO MESMO OBSON LUIZ, COM O DINHEIRO QUE SE GASTA COM O GOULART, PODERIAMOS TER ESSE JOGADOR, MAS A PANELINHA FALOU MAIS ALTO
Boa análise, que pode ser resumida da seguinte forma: com esses jogadores, mesmo que o time renda o máximo, não tem futebol para ganhar dos melhores nem na Vila – fora, a derrota é certa. Discordo da suposta qualidade de Pirani que você cita. Pirani é um nada.
Quem fala de pirini não entende de futebol agora o santos precisa de um centroavante o Marcos Leonardo de titular ele e muito loco ega a bol chuta de qualquer lugar e tá muito fominha só pensa nele não no santos banco
É uma incoerência falar que só joga quem correr e se movimentar em campo e colocar o Ângulo que é um morto não se movimenta .
Infelizmente mais uma vez jogamos mal, se quiserem ganhar do Santos e só cruzar bolas na grande área, façam uma pesquisa e vejam quantos gols sofrido de e cabeça.. Defesa do Santos ruim demais nas bolas altas, não fazem gols de cabeça mas levam muitos, agora dar um empurrão dentro da área como o jogador do Santos fez na marcação do pênalti via muito nas peladas que jogava, será que o jogador não tem consciência de que o juiz vai marcar pênalti, uma irresponsabilidade… Santos foi bem, mas essas defesa precisa treinar muito , do contrário não ganharemos nenhuma partida ..
Tomamos gols de bola parada, porquê o goleiro não são em nenhuma bola alçada na área.Outrp detalhe ele mata todos os contra ataques,grande goleiro embaixo das traves mas 80% dos gols de bola parada são culpa dele.
Eu já fui mais critico do Bustos.
Mas tenho mudado um pouco a minha visão do trabalho dele.
Com um elenco limitado, o mínimo que se exige é que seja competitivo.
Com ele, o time corre até o final.
Creio que o trabalho vai encaixando, e será o suficiente ao menos pra não passar o sufoco do ano passado.
Aos poucos vai encorpando o elenco, gradativamente, creio que o trabalho é bem feito, em que pese as eventuais discordâncias quanto as escalações e substituições.
No entanto, ontem, o Santos foi muito prejudicado, mais uma vez, pela arbitragem, o gol do Santos JAMAIS seria anulado na Premier League, por exemplo, e aquele pênalti “a brasileira” jamais seria marcado na mesma liga, e mesmo assim o Santos fez um jogo parelho contra o time que é alardeado por muitos como o melhor elenco da América do Sul, e perdeu numa falha de time amador, e isso sim é irritante, pois não dá pra perder numa bola de escanteio, isso é algo que precisa urgentemente ser corrigido, no entanto, vejo o Santos com boas perspectivas, considerando o material humano disponível no elenco.
O Santos tem uma defesa coesa, não vemos mais o JP sendo bombardeado como há pouco tempo era comum, mas carece de mais qualidade no ataque, é um fato.
Eu vejo que, com as limitações financeiras que o Santos tem, o trabalho precisa ser construído aos poucos, o problema é a torcida ser paciente pra entender.
É inegável que houve um avanço em relação ao ano passado, esse time do Palmeiras, é um trabalho consolidado do Abel Ferreira, isso tendo muito mais investimento da patrocinadora/mecenas, em que pese a boa politica atual do clube, apostando em jogadores da base e contratações pontuais, de jogadores que venham competir, ao invés de ocupar espaço e ganhar dinheiro pelo nome, sem loucuras, diferente da época do Alexandre Mattos, que era um gastador compulsivo, e creio que essa é a politica que o Santos tem que seguir, estamos muito atrás ainda, portanto, entendo ser pertinente que o torcedor tenha mais ponderação nas criticas.
O Santos vai chegar lá, e sem nunca ter sido rebaixado pra isso, diferente do rival BI da B.
80 % dos gols k o Santos toma ,passa pelo goleiro k não sai em bola nenhuma, só assiste a bola passar de um lado para o outro da área e não sai nunca,Mata todos os contra ataques,nunca lança rápido,bom goleiro embaixo da trave,mas só
O comentario do Rodrigo, na minha opinião é perfeito. Bustos faz um bom trabalho.As criticas que substituiu mal tem que estar entre aspas.O Goulart entrou e teve uma bela chance de empatar mas o goleiro defendeu…o Angulo tb teve uma excelente chance mas errou feio o chute.Assim como Baptistao e Marcos Leonardo erraram finalizaçoes.O times esta muito melhor fisicamente, nao tem ninguem no departamento medico (Angelo e reciperaçao fisica).Nao e p o rque perde de 1×0 do bicampeao da libertadores que o tecnoco nao presta.A coveirada que assola o Diario do Peixe deveria estudar um pouco de futebol e desenvolver mais a capacidade analitica
PELO QUE GANHA, GOULART FEZ SÓ ISSO E MAIS NADA, OU SEJA, DEIXARAM LIVRE PRA FAZER, SENÃO…
Acredito já termos esta qualidade dentro do elenco atual cabe ao técnico explora-las Rwan Seco é reserva do ML cansou um entra outro temos o Lucas Barbosa que junto com Rwan daria uma outra dinâmica sem perda de qualidade mas ai cabe ao técnico explorar seu elenco temos o Carlos Sanches que com ele não foi testado o bom técnico é aquele que coloca os melhores mas para isso tem que testar caso não logo ele será mais um técnico que passou no Santos sem sucesso
SIMPLIFICANDO, CANSEI DO FÁBIAN BUSTOS QUE VEIO PARA COLOCAR SEUS JOGADORES DO BARCELONA PARA VESTIR A CAMISA DO SANTOS, MAIS NADA, UM “MAL INTENCIONADO, SÓ ISSO.
De cara, tá tudo errado, precisa competir com equilíbrio, e esse equilíbrio não existe hoje. Correria não é futebol, correr atrás da bola e do adversário não ganha jogo de ninguém, nesse caso, encontrei a justificativa do Jhon jon Julio no time, não tem técnica, não tem domínio, só corre de um lado ao outro do campo sem nenhuma eficiência. Não é possível sacar do time o Batistão, o zanocelos e o Marcos Leonardo nesse momento, só em casos extremos, o time apesar de tudo tem jogado razoavelmente bem, até o técnico desmontar o time com substituição erradas, falta esquema, falta padrão de jogo, e organização em campo, e um amontoado de maratonista sem direção, tá tudo errado.