
Brena é a capitã do Santos das Sereias da Vila (Crédito: Raul Baretta/ Santos FC)
As Sereias recebem a Ferroviária neste domingo (12), às 11 horas, na Vila Belmiro pela terceira rodada da primeira fase do Campeonato Brasileiro Feminino A-1. Na quarta colocação da competição com quatro pontos conquistados, a Capitã Brena falou sobre o trabalho da equipe. A partida vai ter transmissão pela Santos TV, canal de YouTube do clube, e entrada gratuita ao torcedor.
O time o interior vem sendo uma pedra no sapato do Santos. No Brasileiro Feminino de 2018, 2019 e 2021, as Guerreiras Grenás eliminaram as Sereias. E para essa temporada, reforços ex-Santos chegaram ao time da técnica Jéssica de Lima: a zagueira Day Silva e a atacante Patricia Sochor. Brena falou sobre o time adversário.
“Temos consciência que não há jogo fácil no Campeonato Brasileiro e, contra a Ferroviária, não será diferente. Elas têm um time qualificado, entretanto, sabemos do potencial e qualidade do nosso elenco e estamos trabalhando para darmos nosso melhor durante os noventa minutos e, assim, sair da partida com o resultado positivo. Esperamos contar com o apoio dos nossos torcedores neste duelo tão importante para nós”, disse Brena.
Mas se de um lado contratações aconteceram, pela da Baixada Santista 11 jogadoras foram contratadas. Com aval do técnico Kleiton Lima, as Sereias contrataram: a goleira Jully, das zagueiras Adriana Sachs, Kelly, Reina Bonta e Luciana Ortega, da lateral-direita Giovana dos Santos, a meio-campista Vitória Yaya e das atacante Fabiana Simões, Tainá Maranhão e Bianca Gomes.
“Nosso grupo está muito consistente e equilibrado em todos os setores do campo. As atletas que chegaram para esta temporada vieram para somar e acabaram, por consequência, qualificando ainda mais nosso elenco, que já era bom. Com isso, conseguimos assimilar bem o que o professor tem passado pra gente e estamos performando bem dentro de campo. Isso é mérito de todas que sempre buscam evoluir”, afirma Brena.
Nesta primeira fase, as 16 equipes participantes se enfrentam em turno único com 15 rodadas. Apenas as oito melhores colocadas avançam para as quartas de final que estão previstas para os dias 18 a 25 de junho. As semifinais ocorrem entre 27 de agosto e 3 de setembro, enquanto as finais vão de 10 a 17 de setembro.
“Nos últimos anos o futebol brasileiro tem evoluído e a prova disso é a chegada de mais atletas estrangeiras para as nossas competições e, também, a saída de alguns nomes brasileiros para o exterior. Acredito que a tendência seja, com o passar dos anos, um Campeonato Brasileiro ainda mais competitivo. Ao meu ver, o Brasileirão de 2022 foi mais disputado do que o de 2021 e o de 2023 será, com certeza, mais equilibrado e com mais qualidade do que o do ano anterior. Isso é uma evolução natural da modalidade que vem sendo levada a sério em todos os setores do jogo”, completa a camisa 5.
Brena chegou ao Santos em 2017 e conquistou os títulos do Campeonato Brasileiro e do Campeonato Paulista. Depois de uma passagem pelo futebol norueguês, em 2019, a camisa 5 voltou ao Peixe no ano seguinte e é peça fundamental na equipe do treinador Kleiton Lima. Ela soma 134 jogos e 33 gols.
Leia também:
Brena, sou seu fã!