Flamengo demite técnico Sampaoli (Foto: Divulgação / Flamengo)

O Jorge Sampaoli não é mais o técnico do Flamengo. O desligamento foi oficializado quatro dias após o empate com o São Paulo, que decretou a perda do título da Copa do Brasil. O futebol apresentado e sua relação com os jogadores foram os principais motivos da demissão.

Ex-Santos, esse é o segundo time que Sampaoli treina no Brasil. Por mais que seus números sejam bons, ele não conseguiu replicar o mesmo sucesso que teve no Peixe.

Embora o argentino não tenha conquistado um título pelo Santos, ele comandou o time em uma campanha impressionante no Campeonato Brasileiro de 2019, quando sua equipe fez uma campanha campeã, mas acabou ficando em segundo lugar, sendo o vice-campeão com a pontuação mais alta da história.

Números de Sampaoli em times brasileiros

  – Santos 2019: 65 jogos, 35 vitórias, 15 empates e 15 derrotas (aproveitamento de 61,5%);

  – Atlético-MG 2020/21: 41 jogos, 24 vitórias, 8 empates e 11 derrotas (aproveitamento de 68,29%);

  – Flamengo 2023: 39 jogos, 20 vitórias, 11 empates e 8 derrotas (aproveitamento de 65,38%).

Na época do Santos, Sampaoli deixou o clube devido à relação desgastada com o ex-presidente José Carlos Peres, preocupações com a montagem do elenco para a temporada seguinte e a ciência de que o Peixe não poderia fazer grandes investimentos em 2020, o que pesou na escolha do argentino, que acabou pedindo demissão.

Agora no Flamengo, em pouco mais de cinco meses de trabalho, Jorge Sampaoli, além de perder a final da Copa do Brasil, foi eliminado nas oitavas de final da Libertadores e viu o Flamengo se distanciar da luta pelo título do Campeonato Brasileiro.

Leia também: