Santos conquistou o título da Copa Conmebol na Batalha de Rosário (Crédito: Divulgação)

O título do Santos da Copa Conmebol de 1998 completa 25 anos neste sábado. No dia 21 de outubro de 1998, o Peixe empatou em 0 a 0 com o Rosário Central no Estádio Gigante de Arroyito e conquistou o primeiro título internacional após a Era Pelé. A partida ficou conhecida como “A Batalha de Rosário” por uma série de eventos.

No primeiro jogo da decisão, na Vila Belmiro, o Peixe venceu o Rosário Central por 1 a 0, com gol de Claudiomiro, hoje auxiliar técnico de Marcelo Fernandes no profissional do Santos. Com a vitória em cassa, o time poderia jogar pelo empate na partida de volta para conquistar o inédito título da competição.

Porém, no primeiro jogo o Santos perdeu o zagueiro Jean, o atacante Viola e o técnico Emerson Leão, expulsos. Argel, Lúcio e Jorginho, lesionados, também desfalcaram o Peixe na partida de volta.

Mais de 50 mil torcedores lotaram o Gigante de Arroyito, mas a pressão começou muito antes mesmo de a bola rolar. Torcedores cercaram o ônibus do Peixe na chegada ao estádio e a Polícia foi obrigada a intervir com bombas para que os jogadores pudessem chegar aos vestiários, sob uma chuva de pilhas e outros objetos. A diretoria chegou a cogitar não entrar em campo.

Com bola rolando, em uma verdade batalha, o Santos contou com grande atuação do goleiro Zetti para garantir o resultado mesmo com a expulsão do meia Eduardo Marques.

O Santos jogou com Zetti, Anderson, Sandro, Claudiomiro e Athirson; Marcos Bazilio, Elder, Narciso e Eduardo Marques; Fernandes (Baiano) e Alessandro (Adiel).

Leia também: