Carlos Sánchez foi inscrito e o Santos não soube que ele tinha um jogo de suspensão a cumprir (Crédito: Ivan Storti/Santos FC)

O culpado foi apontado e sofreu as consequências do ‘caso Sánchez’. Horas antes do jogo de volta das oitavas de final da Copa Libertadores da América, o Santos demitiu Felipe Nóbrega, responsável pelos registros dos jogadores no clube durante os últimos seis anos. A informação foi publicada pelo Yahoo e confirmada pelo Diário do Peixe.

O funcionário teria esquecido de enviar o e-mail à Conmebol para se certificar de que os reforços estrangeiros contratados pelo Peixe na última janela de transferência teriam condições de jogo. Assim, o Independiente da Argentina se aproveitou da escalação irregular de Carlos Sánchez, expulso na semifinal da Copa Sul-Americana de 2015, e entrou contra o Santos junto a entidade organizadora das competições continentais.

O julgamento ocorreu na última segunda-feira e o resultado saiu apenas às 11h desta terça-feira, horas antes do jogo, dando a causa favorável ao Independiente e transformando o resultado de Avellaneda de 0 a 0 para 3 a 0 a favor dos argentinos. Com o novo empate sem gols no Pacaembu e a invasão da torcida no final do segundo tempo, o Peixe acabou eliminado da competição.