Eleições do Santos devem acontecer no dia 9 de dezembro (Crédito: Divulgação/SantosFC)

As eleições do Santos estão previstas para o dia 9 de dezembro. De acordo com o artigo 25 do Estatuto Social do clube, o pleito precisa acontecer em um sábado ou domingo na primeira quinzena de dezembro. Como a última rodada do Campeonato Brasileiro está prevista para o dia 3, a votação deve acontecer na semana seguinte.

A eleição já provocou o primeiro embate. Na última semana, o Conselho Deliberativo aprovou a inclusão de um parágrafo no Estatuto para definir quais sócios terão direito a voto. Até o ano passado, o prazo de associação era de um ano. Com a mudança do Estatuto, em novembro de 2022, o prazo passou para três anos. A mudança de texto aprovada no Conselho determina apenas para essa eleição o prazo de dois anos. Poderão votar sócios com afiliação anterior ao dia 6 de novembro de 2021. A mudança ainda precisa ser aprovada pelos sócios em assembleia marcada para o próximo dia 21.

Até o momento, seis pré-candidaturas foram lançadas. Para serem confirmadas elas precisam, entre outras coisas, apresentar uma chapa com 180 sócios há mais de cinco anos (são 150 eleitos e 30 suplentes). As chapas que conseguirem 20% dos votos garantem cadeiras no Conselho Deliberativo, com divisão proporcional entre elas. Na última eleição, por exemplo, apenas a chapa do presidente Andres Rueda superou a marca dos 20% de votos e fez todas as cadeiras eletivas do Conselho, que conta também com membros natos, honorários e efetivos.

Das seis pré-candidaturas, dois nomes participaram também da eleição de 2020: Rodrigo Marino, segundo colocado, com 1.171 votos, e Ricardo Agostinho, terceiro, com 1.070 votos. Outros quatro nomes foram lançados:  Amado Silva, Maurício Maruca, Vagner Lombardi e Wladimir Mattos. O atual presidente, Andres Rueda, afirma que não irá se candidatar à reeleição. O ex-presidente Marcelo Teixeira, outro nome cotado para o pleito, afirmou ao DIÁRIO que “o momento ainda não é para política”.

Os pré-candidatos (em breve o DIÁRIO fará matérias com os projetos e planos de todos eles).

Rodrigo Marino é oficial do exército (1º Tenente), atuou por 20 anos em uma empresa multinacional de transporte de valores e atualmente é empresário no ramo do comércio. O candidato a vice será definido até o final do mês.

Ricardo Agostinho é publicitário de formação. Foi diretor de programação da TVBAND/ES e é empresário no comércio desde 1995. Em 2017, foi eleito Embaixador do Santos em São Paulo. Seu candidato a vice é o advogado Ivan Luduvice.

Amado Silva é advogado, acadêmico na Universidade de Miami, escritor de três obras sobre direito desportivo, presidente da Associação Santos Sempre Santos e trabalha com comércio há 40 anos. O candidato a vice ainda não foi divulgado.

Maurício Maruca é formado em administração e doutor em administração pública e gestão ambiental. Trabalhou no Governo do Estado, na Secretaria Regional da Presidência da República e na Cohab-SP. Atua hoje como consultor. Seu vice é o executivo Eduardo Filipe Serrano.

Vagner Lombardi é formado em Propaganda e Marketing e formando em direito. Tem 42 anos, é sócio do Santos desde 1992 e trabalha atualmente nas áreas de comércio e direito. Seu vice é o empresário aposentado Eduardo Jorge Batista.

Wladimir Mattos é formado em administração de empresas e licenciado em História. Empresário no setor portuário, aéreo e logístico com experiência de mais de 40 anos. Atua no terceiro setor em atividades sócio esportivas. Seu candidato a vice é o advogado Márcio Quixadá.