As eleições do Santos estão previstas para o dia 9 de dezembro. De acordo com o artigo 25 do Estatuto Social do clube, o pleito precisa acontecer em um sábado ou domingo na primeira quinzena de dezembro. Como a última rodada do Campeonato Brasileiro está prevista para o dia 3, a votação deve acontecer na semana seguinte.
A eleição já provocou o primeiro embate. Na última semana, o Conselho Deliberativo aprovou a inclusão de um parágrafo no Estatuto para definir quais sócios terão direito a voto. Até o ano passado, o prazo de associação era de um ano. Com a mudança do Estatuto, em novembro de 2022, o prazo passou para três anos. A mudança de texto aprovada no Conselho determina apenas para essa eleição o prazo de dois anos. Poderão votar sócios com afiliação anterior ao dia 6 de novembro de 2021. A mudança ainda precisa ser aprovada pelos sócios em assembleia marcada para o próximo dia 21.
Até o momento, seis pré-candidaturas foram lançadas. Para serem confirmadas elas precisam, entre outras coisas, apresentar uma chapa com 180 sócios há mais de cinco anos (são 150 eleitos e 30 suplentes). As chapas que conseguirem 20% dos votos garantem cadeiras no Conselho Deliberativo, com divisão proporcional entre elas. Na última eleição, por exemplo, apenas a chapa do presidente Andres Rueda superou a marca dos 20% de votos e fez todas as cadeiras eletivas do Conselho, que conta também com membros natos, honorários e efetivos.
Das seis pré-candidaturas, dois nomes participaram também da eleição de 2020: Rodrigo Marino, segundo colocado, com 1.171 votos, e Ricardo Agostinho, terceiro, com 1.070 votos. Outros quatro nomes foram lançados: Amado Silva, Maurício Maruca, Vagner Lombardi e Wladimir Mattos. O atual presidente, Andres Rueda, afirma que não irá se candidatar à reeleição. O ex-presidente Marcelo Teixeira, outro nome cotado para o pleito, afirmou ao DIÁRIO que “o momento ainda não é para política”.
Os pré-candidatos (em breve o DIÁRIO fará matérias com os projetos e planos de todos eles).
Rodrigo Marino é oficial do exército (1º Tenente), atuou por 20 anos em uma empresa multinacional de transporte de valores e atualmente é empresário no ramo do comércio. O candidato a vice será definido até o final do mês.
Ricardo Agostinho é publicitário de formação. Foi diretor de programação da TVBAND/ES e é empresário no comércio desde 1995. Em 2017, foi eleito Embaixador do Santos em São Paulo. Seu candidato a vice é o advogado Ivan Luduvice.
Amado Silva é advogado, acadêmico na Universidade de Miami, escritor de três obras sobre direito desportivo, presidente da Associação Santos Sempre Santos e trabalha com comércio há 40 anos. O candidato a vice ainda não foi divulgado.
Maurício Maruca é formado em administração e doutor em administração pública e gestão ambiental. Trabalhou no Governo do Estado, na Secretaria Regional da Presidência da República e na Cohab-SP. Atua hoje como consultor. Seu vice é o executivo Eduardo Filipe Serrano.
Vagner Lombardi é formado em Propaganda e Marketing e formando em direito. Tem 42 anos, é sócio do Santos desde 1992 e trabalha atualmente nas áreas de comércio e direito. Seu vice é o empresário aposentado Eduardo Jorge Batista.
Wladimir Mattos é formado em administração de empresas e licenciado em História. Empresário no setor portuário, aéreo e logístico com experiência de mais de 40 anos. Atua no terceiro setor em atividades sócio esportivas. Seu candidato a vice é o advogado Márcio Quixadá.
Os tais curriculum tudo bonito, mas na hora do vá ver meu medo é outro imbecil igual ao Rueda.Só peço uma coisa não votem no Marcelo Teixeira, para os mais esquecidos vamos relembrar penhorou a Vila Belmiro numa suposta dívida do clube com ele.
Esqueceram de perguntar aos candidatos se eles “entendem” de futebol ou se “tem raiva” de quem entende… só com essa pergunta, já diminuiria a quantidade de “votáveis”
Se juntar todos não dá 2 que preste e ainda tem o Marcelo Teixeira.
Vamos esperar para ver cada Plano de governo.
Alguns inclusive já me ligaram e eu informei que só abro conversa com o candidato que se comprometer em cartório em transformar o clube em SAF nos moldes do Red Bull Bragantino.
Da meia dúzia citada conheço apenas o segundo. Certamente, não votarei em nenhum deles. Muito menos em REPETECO! Cansei da farinha batizada do mesmo saco! Ruim_eda foi a gota d’água! Proibí declinar meus contatos para não me emputecer antes da hora com abobrinhas virtuais, afinal, papel aceita tudo! Vou decidir se votarei ou não no último instante caso surja algo ou alguém relevante.
O Santos hoje tem apenas uma pequenina , minúscula luz no fim do túnel e ela atende pelo nome de SAF.
Numa SAF o Santos tem uns 10% de chance de voltar a ser protagonista ( atenção para essa palavra belmirolandianos, sei que estão eufóricos com a possibilidade de não cair mas aqui será exposta a visão de alguém que sonha com um Santos grande , forte , campeão e competitivo, com brio , de alguém que respeita o passado do clube e os pilares que permitiram que ele fosse construído , sugiro que parem de ler aqui e corram para os programas esportivos da sta Cecília … )
O sistema político do Santos é absolutamente incapaz de promover qualquer evolução no clube , pelo contrário , está a décadas destruindo o que a era Pelé construiu.
O Santos inicia a década de 70 como a maior marca do futebol sulamericano e uma das maiores marcas do futebol mundial , de longe o clube mais vitorioso e um dos 3 mais populares , 53 anos e muitas eleições depois mal tem apelo estadual , seu patrimônio é pequeno e sua estrutura pífia ao ponto de ter que jogar num estádio que mais parece um ginásio de tão pequeno.
Até meados dos anos 90 a várzea administrativa do Santos era menos impactante pois o futebol brasileiro estava nivelado por baixo e jogador de futebol ainda era escravo.
Com a libertação dos jogadores teve início uma nova era e foi aí que o Santos começou a ver surgir o abismo que hoje o separa de seus ex rivais
Sem a garantia de prender um jogador qualquer que fosse seu salário para vende lo quando e como bem entender os clubes passaram a precisar buscar outras receitas , algo mais próximo ao formato europeu , negociações com tv e patrocinadores mudaram radicalmente , sócios ganharam importância e até a preocupação com conforto do torcedor passou a existir a partir do surgimento das novas arenas com seus ingressos muito mais caros e ” valores agregados “.
O Santos ficou, como definiu com perfeição o Jesualdo quando aqui esteve , ” parado no seu cantinho ” , não se moveu em nenhuma direção e viu sua receita ficar 2 , 3 , 4 x menor do que a de alguns dos seus concorrentes
Esse é o cenário atual e não há absolutamente nada no horizonte do clube , especialmente considerando a manutenção desse sistema político , que sinalize qualquer mudança , se quiser ser campeão o Santos vai precisar acender vela para uma improvável combinação de fatores ocorrer novamente , desde o final da era Pelé essa combinação ocorre em média uma vez a cada 13 anos ( se algum belmirolandiano teimoso leu até aqui tenho certeza que está se perguntando do que estou reclamando já que a lusinha e o Jabaquara não ganham nada nem 1 x a cada 50 anos !! )
O atraso se tornou tão grande que seria necessário planejamento a médio e longo prazo para talvez reduzir a diferença ( coisa pra 10 , 15 , 20 anos ) mas o sistema político atual impede qualquer coisa nesse sentido pois em 3 anos o aventureiro que ganha a eleição sequer desfez os nós do aventureiro que o precedeu que dirá planejar algo , menos ainda executar
E já troca o aventureiro , e depois outro aventureiro , todos com perfil parecido : aposentado , cansado , com pose de salvador da pátria , vida ganha , sem qualquer coisa a ganhar ou perder qualquer que seja o desempenho do time e do clube ,bala conservadora que vê o Santos muito menor do que ele é , dependendo da forma que são abordados ainda se comportam como se estivessem fazendo um favor ao Santos , uma bizarrice
Os membros do CG então são piores pois por não serem aposentados colocam o Santos como segunda ou terceira opção de suas agendas , o CG é a coisa mais bizarra do futebol brasileiro atualmente pois reúne um bando de gente que nunca chutou uma bola na vida pra decidir os rumos do futebol profissional do Santos enquanto , em termos de gestão , o Santos vende o almoço pra comprar a janta e joga pra 10 mil pessoas
Enfim ,
Nesse modelo apenas o Santos dos belmirolandianos irá sobrevive provavelmente lutando pra não cair todo ano.
SAF pra ontem
Boa.
Apenas um fato para todos refletirem a respeito :
RUEDA repetiu várias vezes que não seria o presidente que vendeu o Santos e de fato
O Rueda não será o presidente que vendeu o Santos
RUEDA será o presidente que expôs o Santos ao ridículo inúmeras vezes , vexames e campanhas PIFIAS , goleadas sofridas para rivais e incalculáveis prejuízos com contratações estapafúrdias , isolamento na baixada , campanhas esportivas medíocres mas que em janeiro SERÁ CREDOR DO SANTOS .
Óbvio que essa turma será sempre contra a SAF
Em que lugar do mundo você tem um desempenho desse e como ” punição ” recebe taxa Selic e várias garantias sobre 20 milhões ?
Perguntem pro RUEDA se ele aceita um dos jogadores que contratou como pagamento por esses 20 milhões …
Pergunta pro MT se ele faria algo no formato da crefisa no Santos ( patrocínio , investimento ao invés de EMPRÉSTIMO com juros e garantias )
Estranho seria se essa turma fosse a favor da SAF
Cirúrgico
Amigo Rodolfo Andres Rueda já pegou o dinheiro dele.
Ele não é otario e muito menos Burro, tratou de pegar a sua grana.
Deu um desconto de 5 milhões nos juros segundo ele mesmo informou e pegou 20 milhões de reais de uma vez dos cofres do clube.
Andres Rueda o ENCANTADOR de OTARIOS.
Está tudo muito obscuro e não sabemos ainda o que pensam os eventuais candidatos, ou sabemos muito vagamente.
A única coisa que posso afirmar de antemão é que no Marcelo Teixeira não voto em hipótese alguma.
Um ponto pra mim, central na hora de escolher um candidato, é que no seu plano de governo esteja explicito um projeto que vise abrir o clube para a possibilidade do Santos se tornar SAF e virar tudo do avesso e exterminar de uma vez por todas com os parasitas da nefasta politica que vem destruindo o Santos Futebol Clube há décadas.
O resto é perfumaria.
Ou o Santos se profissionaliza de vez, ou vai ficar cada vez mais pra trás.
Esse Amado Silva parece tem o melhor currículum pelo menos de futebol parece que entende escreveu 3 obras sobre direito esportivo. Ja os outros parecem meia boca.
Os nomes não empolgão, tem que ver o que cada um vai prometer com seu plano de mandato, o Santos além do futebol precisa melhorar suas estruturas, principalmente na base que sempre salva o Santos de alguma forma .
Inicialmente todos os candidatos deveriam passar por um vestíbulinho com ênfase em conhecimento em futebol. Eu colocaria o Dr Rueda como diretor financeiro do Santos.
Santos é o único clube do Brasil com mais chapas que associado.
Não me sai da cabeça o Perez, que insistiu tanto que até eu cai no conto do mais preparado. Votei nele na vez que sumiram com a urna, na vez que foi eleito não votei em ninguém.
Tá duro de escolher entre esses candidatos, talvez eu deixe de votar novamente.
Só espero que o conselho do Santos expulse, sem clemência, o presidente que deixar de pagar salários, impostos e acordos firmados.
Se esses candidatos realmente gostassem tô Santos formariam chapa única.
Um sujeito que trabalhou no real Madrid , no Manchester city , que conhece e tem experiência com os modelos ingleses de gestão esportiva provavelmente conhece futebol de verdade
O resto é papo furado
Se perguntarem aos membros do CG se eles acham que conhecem futebol todos irão responder que sim, caso contrário não iriam submeter o Santos as suas decisões ridículas nessa área …
Mas como sempre o Santista provavelmente vai eleger o sujeito que repetir mais vezes as palavras ” gastar bem , alçapão , raios , meninos da vila , Dna ofensivo , o Santos é de Santos , gastar bem , receita não é problema etc , raio , gastar bem ”
O mesmo discurso clichê bobinho ganha 9 em cada 10 eleições no Santos , nível dos eleitores futebolisticamente falando é baixo , a turma acabou de aprovar , em 2023 , um areninha onde 2/3 dos lugares previstos , que já não são tantos assim , serão em pé , com mais de 90% dos votos , estão querendo enfiar o Santos num contrato de 30 anos pra aumentar a média de público de 10 pra 15 mil , imagina o que essa turma vai eleger , de Rueda pra pior.
Não dá pra esperar muito de qualquer votação no Santos
Esses dias tinha um bocó belmirolandianos aqui batendo no peito pra falar que são os da cidade que sempre salvam o Santos ( estava se referindo ao Marcelo Fernandes ) , gostaria de perguntar se não tem ninguém ” da cidade ” com uns 3 bilhões sobrando pra comprar o Santos ?
O Santos agoniza nesse modelo , qualquer SAF será melhor que isso , pode ser até alguém da cidade mesmo , sem problema
Duvido que agiriam da mesma forma que agem com dinheiro saindo do bolso
ALGUÉM DA CIDADE?????????
SÓ TEM POBRETÃO E PARASITA!!!!!!!
TODOS MEDÍOCRES E APROVEITADORES. O SANTOS FC PRECISA DE PROFISSIONAIS CAPACITADOS E NÃO DE GENTE QUE QUER SE APROVEITAR DO CLUBE COMO TEM ACONTECIDO NESSES ÚLTIMOS 10 ANOS!!!!!!
ESSES CORONÉIS DA PROVÍNCIA NÃO VÃO TRAZER NADA PARA O SFC. SÓ QUEREM MORDOMIAS E SUGAR O LEITE DA BALEIA, QUE ESTÁ RALINHO. SUMAM DO SFC , SEUS PARASITAS E DEIXEM O CLUBE PARA OS VERDADEIROS SANTISTAS QUE QUEREM UM SFC GRANDE E COMPETITIVO!!!!!!
“SUMAM DO SFC SEUS MERDAS”
Fazendo um balanço dos nomes apresentados, sem dúvida fico com RICARDO AGOSTINHO.
Este pelo menos entende de futebol, gosta de quem entende e é gente da arquibancada que clama por uma SAF.
Em Marcelo Teixeira eu jamais votaria, porque quero renovação com audácia responsabilidade. Aliás, MT ainda não lançou chapa, está aguardando se o Peixe se mantém na Série A.