Copete deixou o Avaí recentemente (Crédito: Leandro Boeira/Avaí FC)

O Santos enfrenta o Avaí neste sábado (16), às 19 horas, no estádio da Ressacada, em jogo válido pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro. E o time mandante passa por uma reformulação no seu elenco após ter um começo de competição irregular.

Até o momento, quatro jogadores deixaram o clube catarinense: Vinícius Leite foi emprestado ao Novorizontino; Ayrton Cougo foi ao Liverpool, do Uruguai; e Douglas acertou sua rescisão e fechou com o Al Khaleej, da Arábia. Todos já não jogam mais com a camisa do Leão. O mais famoso, porém, tem passagem pelo Santos.

Jonathan Copete foi emprestado ao Bahia até o final de seu contrato com o Avaí, em dezembro de 2023. Nesta temporada, o colombiano entrou em campo 22 vezes, marcou três gols e deu uma assistência. No total, o atacante anotou 42 jogos e oito gols com a camisa do Avaí. Ele tem 34 anos.

Copete chegou ao Alvinegro Praiano em 2016 por R$ 5 milhões junto ao Atlético Nacional. Ele foi titular na equipe colombiana que foi campeã da Copa Libertadores de 2016, durante a maior parte da campanha, mas não disputou a reta final da competição porque se transferiu para o Santos na metade daquele ano.

Entre atuações como ponta, lateral-esquerdo, meia e atacante, Copete fez 140 jogos com a camisa alvinegra e balançou as redes 26 vezes, tendo o posto de segundo maior artilheiro estrangeiro da história do clube. O colombiano deixou o Peixe no meio de 2021 e acertou com o Avaí.

Em relação as contratações, o time dirigido por Eduardo Barroca trouxe o lateral-esquerdo Natanael, que estava no Internacional, e o centroavante Nathan, que jogava pelo Racing de Ferrol, da terceira divisão da Espanha. Os dois aguardam a reabertura da janela para serem regularizados.

Após a disputa de 16 rodadas, o clube catarinense ocupa o 16º lugar  do Brasileirão, com 18 pontos ganhos, superando o Ceará, que abre a zona de rebaixamento, no número de vitórias (5 a 3). O jogo desse sábado marcará o reencontro de Vladimir com o time santista.