Elenco do Altos treina no estádio Felipe Raulino, com capacidade de pouco mais de 2 mil torcedores (Crédito: AA Altos)

O Altos, da cidade de mesmo nome, no Piauí, tem uma história de sucesso, ao menos no âmbito estadual. Fundado em 2013, na cidade de cerca de 40 mil habitantes, localizada a 41 km da capital Teresina, o Altos quer agora buscar destaque fora das fronteiras do estado. Em 2019, o clube disputa a Copa do Nordeste, a Copa do Brasil e a série D do Campeonato Brasileiro.

Criado em 2013, como seleção municipal, para disputar uma competição amadora regional, o Altos se profissionalizou em 2015, e já na primeira temporada conquistou o título da série B do estadual. No ano seguinte, venceu a série A do Piauí, mas teve o título cassado por causa da inscrição irregular de um jogador. O Altos não se abalou e faturou também os títulos estaduais de 2017 e 2018. É hoje o principal time de futebol do Piauí, superando equipes tradicionais, como River e Flamengo.

O jogo desta quarta-feira contra o Santos está sendo considerado o maior jogo da curta história do clube, pois marca o primeiro encontro do Altos com um clube de primeira linha da série A do Campeonato Brasileiro. Até hoje, o clube piauiense enfrentou apenas três equipes que disputarão a série A em 2019: o Bahia (1 empate e 3 derrotas), o CSA, que subiu para a série A neste ano, com 1 vitória e 1 derrota, e o Fortaleza, que também volta à principal divisão do futebol nacional em 2019, com quem empatou duas vezes.

O Altos manda seus jogos no acanhado estádio Felipe Raulino, com capacidade para pouco mais de 2 mil pessoas. A direção do clube se revoltou com a transferência do jogo contra o Peixe para o Albertão e tentou, inclusive, levar a partida para o estádio Lindolfo Monteiro, também em Teresina, mas com capacidade máxima de 4.700 torcedores, em que poderia exercer maior pressão sobre os santistas.

Esta será a terceira participação do Altos na Copa do Brasil. E o time costuma dar trabalho para clubes mais tradicionais do futebol brasileiro. Em 2017, eliminou o CRB na primeira fase, mas caiu diante do Criciúma na disputa de pênaltis. No ano passado, a equipe do Piauí bateu o Atlético (GO) na primeira fase, mas acabou eliminado pelo Bragantino na fase seguinte.

Na série D do Brasileiro, o Altos apareceu muito bem em 2016, quando fez a melhor campanha na fase de grupos, mas foi eliminado pelo CSA na segunda fase, ao perder a invencibilidade em Maceió por 3 a 0 e vencer por 2 a 0 em Altos. Em 10 jogos na competição, foram 8 vitórias, 1 empate e 1 derrota.

Outra curiosidade na história do Altos é que o time foi treinado por Paulinho Kobayashi, ex-atleta do Santos, em duas oportunidades, em 2017 e em 2018.