Pedro Padula estreou pelo profissional do Santos (Crédito: Raul Baretta/Santos FC)

O zagueiro João Alencar, o meia Kenay e o atacante Pedro Padula estreiaram pelo profissional do Santos no amistoso contra o RB Leipzig (Alemanha), no Cícero de Souza Marques, em Bragança Paulista, nesta quarta-feira (28). O defensor entrou aos 35 minutos do segundo tempo, mas o meio-campista e o ponta entraram aos 17 minutos do segundo tempo.

Alencar já chegou a sentar no banco do time principal na última rodada contra o Vitória, mas não entrou. Na ocasião, o zagueiro Zé Ivaldo estava cumprindo suspensão e o garoto foi para Salvador completar o banco do Peixe. Recentemente, o clube renovou o contrato de João até novembro de 2027.

Ele completa 18 anos no próximo mês. Neste ano, teve um jogo pela Copinha, um pelo Paulista Sub-20 e dez pelo Brasileiro da categoria. O jogador tem sido titular na dupla de zaga da equipe do técnico Mauricio Copertino.

Alencar entrou no fim do jogo em Bragança (Crédito: Raul Baretta/Santos FC)

Kenay soma dois jogos pela Copinha, três pelo Paulista e seis pelo Brasileiro Sub-20 neste ano. Em novembro do ano passado, o Alvinegro renovou com ele até 2027 e com multa de 100 milhões de euros. Antes, o vínculo era válido até o fim de julho deste ano.

Kenay ficou de fora do jogo do Sub-20 pois cumpriu suspensão e foi com o profissional (Crédito: Raul Baretta/Santos FC)

Por fim, Padula assinou o primeiro contrato profissional em maio do ano passado. Ele tem vínculo até janeiro de 2027. Nesta temporada, pelo Sub-20, soma três confrontos pelo estadual e uma assistência em 11 partidas pelo Brasileiro.

Leia também: Hyan comemora gol no amistoso e revela apoio de Neymar aos Meninos da Vila

HISTÓRICO JOÃO ALENCAR

Alencar está há oito anos no Alvinegro. Natural de Belo Horizonte (MG), ele iniciou a formação em uma Escolinha aos 4 anos, mas a quadra fechou e foi matriculado pela família em uma Escolinha da franquia do América-MG. Ele atuou em um jogo do Sub-10, com apenas 7 anos, e o técnico do Cruzeiro levou o garoto para a Escolinha cruzeirense.

Lá foi campeão da GoCup pelo em 2016 e vice-campeão no ano seguinte quando já estava sendo monitorado pelo Santos. Ele atuava também como volante na época. Alencar chegou no Peixe em setembro de 2017 captado para o campo pela comissão técnica de Leandro Macagnam, assistente Bruno Silva e superior Paulo Robson na ocasião.

Também atuou pelo futsal, o que acontece muito na formação dos garotos no clube. Lapidado pelo Alvinegro desde então, se firmou na zaga e na titularidade. Em novembro de 2022 sendo foi campeão pela Paulista Cup Sub-16 e ano passado sendo campeão pela Copa Brasileirinho Sub-16.

Apesar da inspiração no Tiago Silva, tem os Meninos da Vila, Jair e Kayky como espelho. Ano passado, se consagrou campeão Paulista pelo Sub-17. Inclusive, chegou a ser convocado para a Seleção de base ao lado de Vinicius Lira e Luca Meirelles.

HISTÓRICO KENAY

Kenay chegou ao Peixe em agosto de 2022 vindo do Nacional, onde estava desde os 11 anos, depois do clube disputar a contratação do garoto com Internacional e Atlético-GO. ‘Geração’ 2006, o jogador é primo do meia Matheus Pereira, que foi revelado no Corinthians e atuou também por Barcelona (Espanha), Juventus (Itália) e atualmente pelo Eibar (Espanha).

No ano em que chegou, o Menino da Vila somou 9 partidas pelo Paulista Sub-17 e 8 pelo Brasileiro Sub-17. Em 2023, foram 1 gol em 18 confrontos pelo Paulista Sub-17, 7 duelos pelo Brasileiro Sub-17 e um pelo Brasileiro Sub-20. Ano passado pela categoria, soma 1 gol em 16 jogos pelo Paulista, 10 duelos pelo Brasileiro e uma partida pelo Aspirantes.

HISTÓRICO PEDRO PADULA

Padula é nascido em março de 2007. Ele era do Corinthians, mas o Alvinegro Praiano insistiu e conseguiu trazer o jogador para a Baixada Santista. No Sub-11 em 2018, assinou com a Puma, fornecedora de material esportivo, e repetiu feito de Rodrygo. Naquele ano ainda foi destaque da Go Cup e marcou 9 gols em 17 jogos pelo Paulista da categoria.

No ano seguinte, foram dois gols em dez partidas pelo Paulista Sub-13 antes da pandemia. Na categoria Sub-15, teve 4 gols em 18 partidas e fez parte do plantel vice-campeão da Copa Votorantim de 2022 sendo um dos destaques da equipe. Em 2023, foi um dos artilheiros do Sub-16, com seis gols, no título da Copa Brasileirinho da categoria.

Já pelo Sub-17, um gol em doze jogos pelo estadual e outros sete duelos pelo Brasileiro. Ano passado, pelo Sub-17, foram 7 gols em 16 pelo pelo Paulista e 2 gols em 12 confrontos pelo Brasileiro. Já pelo Sub-20, foram 2 gols em 6 duelos pelo Paulista e um jogo pelo Brasileiro.