João Alencar renovou recentemente com o Santos (Crédito: Raul Baretta/Santos FC)

O zagueiro João Alencar passou por uma sutura no menisco anterior lateral e desfalca o Sub-20 do Santos. O Menino da Vila já iniciou a recuperação na fisioterapia do clube, que não dá previsão para o retorno do garoto. Recentemente, a diretoria renovou com o defensor pela segunda vez em sete meses.

Em dezembro, o Peixe já havia prorrogado até novembro de 2027. Agora em julho foi regularizado no BID o novo contrato, que vai até junho de 2030. Ele vinha ganhando prestígio no elenco profissional e já estreou em maio. Alencar entrou aos 35 minutos do segundo tempo no amistoso do Alvinegro contra o RB Leipzig (Alemanha), no Cícero de Souza Marques, em Bragança Paulista, no dia 28 de maio.

Também ficou no banco diante do Vitória, no Barradão, pelo Brasileiro, dias antes do amistoso no interior paulista. Tem sido observado e já foi elogiado pelo técnico Cleber Xavier em entrevista. Ele completou 18 anos agora em junho. Neste ano, teve um jogo pela Copinha, dois pelo Paulista Sub-20 e 15 pelo Brasileiro da categoria. O jogador tem sido titular na dupla de zaga da equipe do técnico Mauricio Copertino.

Leia também: Marcelo Teixeira fala em chegadas e saídas para reequilibrar contas no Santos

Há oito anos no Santos, Alencar é natural de Belo Horizonte (MG) e iniciou a formação em uma Escolinha aos 4 anos. A quadra fechou e foi matriculado pela família em uma Escolinha da franquia do América-MG. Ele atuou em um jogo do Sub-10, com apenas 7 anos, e o técnico do Cruzeiro levou o garoto para a Escolinha cruzeirense.

Lá foi campeão da GoCup pelo em 2016 e vice-campeão no ano seguinte quando já estava sendo monitorado pelo Santos. Ele atuava também como volante na época. Alencar chegou no Peixe em setembro de 2017 captado para o campo pela comissão técnica de Leandro Macagnam, assistente Bruno Silva e superior Paulo Robson na ocasião.

Também atuou pelo futsal, o que acontece muito na formação dos garotos no clube. Lapidado pelo Alvinegro desde então, se firmou na zaga e na titularidade. Em novembro de 2022 sendo foi campeão pela Paulista Cup Sub-16 e ano passado sendo campeão pela Copa Brasileirinho Sub-16.

Apesar da inspiração no Tiago Silva, tem os Meninos da Vila, Jair e Kayky como espelho. Ano passado, se consagrou campeão Paulista pelo Sub-17. Inclusive, chegou a ser convocado para a Seleção de base ao lado de Vinicius Lira e Luca Meirelles.