
Alexandre Mattos foi apresentado por Marcelo Teixeira (Crédito: Raul Baretta/Santos FC)
Alexandre Mattos, novo executivo de futebol do Santos, comemorou a chegada ao clube. Ele foi oficializado na tarde desta quinta-feira (05) e foi apresentado ao elenco do Peixe pelo presidente Marcelo Teixeira. O profissional falou do desafio de vir para o Alvinegro e analisou o momento na temporada.
“Todo profissional tem o desejo de estar no Santos. Uma cidade com a qualidade de vida de poucas no Brasil. Um clube que tem um carisma mundial. Quando o presidente Marcelo me chamou, passa um filme na hora de tantas vezes que vim na Vila Belmiro, de como é difícil jogar lá, sempre fui muito respeitado. Desafio prazeroso, que sempre esteve na minha mente, no meu coração. De um dia poder estar aqui”, afirmou.
Alexandre Mattos saiu do Cruzeiro e confessou acompanhar a derrota do Santos para o Botafogo por 1 a 0, na Vila Belmiro, pela 11ª rodada do Brasileiro, no último domingo (01). Ele viu o elenco unido e boa atuação, além disso vê reforços dentro do grupo e também reforça necessidade de base.
“Conversei um pouco com as pessoas, vi o Santos atuando, o último jogo foi bom apesar do resultado. Tem elenco bom, como qualquer clube do mundo dá para fazer ajuste ou outro na janela. Mas temos nossos reforços aqui dentro, a nossa categoria de base, jogadores que precisamos recuperar. Que são bons jogadores e passam dificuldade aqui. O futebol se unir, aproveitar os momentos com a nossa torcida. Joguei contra e sei o tanto que é difícil. O Santos tem que ter trabalho e união para sair dessa situação. Falar menos e trabalhar mais pelos resultados. Situação muito desconfortável quando estava em outras equipes era jogar na Vila Belmiro. Assisti o jogo domingo e vi o apoio. A dificuldade é muito grande. A torcida entende o momento, apoia mais na dificuldade. Vai facilitar nosso trabalho”, completou.
Leia também: Cleber Xavier explica ausência de Thaciano entre os relacionados contra o Botafogo
Mattos selou a saída da Raposa após uma reunião com o Pedro Lourenço, comandante da SAF da equipe, no último sábado (31). O CEO já não tinha o mesmo protagonismo nas decisões, que passaram a ser concentradas por Pedro Júnior, filho de Pedrinho. Alexandre Mattos vinha sendo tratado como prioridade após a saída de Pedro Martins.
Aos 49 anos, o dirigente possui formação na FGV na área de Crescimento & Desenvolvimento, na UFMG e na Faculdade Promove de Minas Gerais. Também é formado em cursos pela FIFA e pela UEFA Entre 2013 e 2016, foi eleito por quatro vezes consecutivas pela CONAFUT como o melhor diretor executivo de futebol do Brasil.
Alexandre como executivo de futebol no América-MG em 2005. Depois de cinco anos, a equipe conquistou um acesso. Em 2012, foi contratado pelo Cruzeiro. Foi campeão estadual em 2014 e conquistou os Brasileiros de 2013 e 2014. Em 2015, foi para o Palmeiras e conquistou a Copa do Brasil e foi vice do Paulista. Em 2016 e 2018, conquistou o Brasileiro.
No início de 2020, Mattos chegou a um acordo para assumir a direção do clube inglês Reading. Porém, após ter o visto de trabalho negado pelo governo britânico, retornou ao Brasil e acertou com o Atlético Mineiro para 2021. No anos seguinte, atuou Athletico Paranaense e ganhou o Paranaense de 2023.
Na temporada passada, ficou apenas 100 dias no Vasco. Em abril, voltou para o América-MG e depois retornou para o Cruzeiro em julho, onde estava até o acerto santista.