Kaiky deixou Santos rumo ao Almería em 2022 (Foto: Divulgação / Almería)

A Fifa recentemente emitiu sua decisão no caso envolvendo a transferência do zagueiro Kaiky do Santos para o Almería, da Espanha. A transferência, ocorrida em 2022, inicialmente foi decretada em 7 milhões de euros, com pagamento em cinco parcelas anuais até 2026. No entanto, um entrave surgiu devido a uma dívida do Peixe com o Fisco espanhol, relacionada à transferência de Neymar para o Barcelona. A informação inicial é do GE e confirmada pelo DIÁRIO.

O Fisco espanhol penhorou os recebíveis do Santos, cobrando 3,3 milhões de euros, o que afetou o pagamento da transferência de Kaiky, com isso, o Peixe receberá menos do que a metade prevista pelo zagueiro.

Em 20223 o Santos alegou que o Almería não havia honrado os pagamentos, movendo um processo na Fifa. Os clubes haviam concordado anteriormente com a antecipação de três parcelas, totalizando 4,5 milhões de euros. Os santistas acreditavam que teria direito à diferença entre o valor destinado à receita e o valor total da compra, incluindo juros.

O Almería alegou que o Santos não informou de forma transparente a dívida com o Fisco espanhol e cancelou a antecipação das parcelas. Em vez disso, pagou 1,5 milhão de euros diretamente ao governo espanhol para quitar a dívida.

Na decisão da Fifa, foi reconhecido que a primeira parcela da negociação foi paga ao Fisco espanhol. A parcela de 2023, no valor de 1,5 milhão de euros, também será destinada à quitação da dívida do Santos. A parcela a ser quitada em outubro de 2024 terá um abatimento de 374 mil euros para encerrar os débitos do Santos com o Fisco espanhol, deixando 1,1 milhão de euros para o clube.

As parcelas de 2025 (1,5 milhão de euros) e 2026 (1 milhão de euros) serão pagas diretamente ao Santos. No entanto, o clube ainda deverá devolver 274,7 mil euros ao Almería, referentes a uma taxa de transferência bancária feita antes do cancelamento da operação.

Além disso, ambos os clubes terão que arcar com as custas processuais, estimadas em 25 mil dólares, com cada clube contribuindo com 12,5 mil dólares. O Santos já havia pago 5 mil dólares a título de adiantamento de custas no início do processo.

Leia também: