Guilherme não participou diretamente de nenhum gol do Santos no Brasileirão (Foto: Raul Baretta/ Santos FC)

Artilheiro do Santos na temporada, Guilherme pode completar dez jogos seguidos sem marcar. O atacante não balança as redes desde o dia 24 de fevereiro, na vitória por 3 a 0 contra o Noroeste, ainda pela primeira fase do Campeonato Paulista. Desde então, atuou nove vezes e não participou diretamente de nenhum dos sete gols marcados pelo time no Campeonato Brasileiro.

O jogador vive um momento difícil também fora de campo. Antes da derrota para o Red Bull Bragantino, no último domingo, Guilherme procurou líderes da igreja que frequenta em Santos e pediu conselhos. Após essas conversas, decidiu trazer familiares para ficar mais próximo e tentar se recuperar emocionalmente.

O Santos não tem psicólogo no time profissional desde janeiro de 2024. A profissional que atuava no clube foi desligada no início da gestão do presidente Marcelo Teixeira e o cargo ainda não foi preenchido. Desde então, o elenco tem enfrentado a temporada sem acompanhamento psicológico especializado.

No último domingo, Guilherme foi vaiado pela torcida a cada toque na bola na Vila Belmiro, no segundo tempo. No dia seguinte, a Torcida Jovem invadiu o CT Rei Pelé para cobrar o elenco e a diretoria. O atacante estava na parte interna do centro de treinamento, realizando trabalho regenerativo, e não foi até o gramado, mesmo com torcedores pedindo sua presença. Ainda assim, foi um dos mais cobrados pela organizada.

Apesar do jejum, Guilherme foi titular em todas as partidas do período sem gols. Nesse recorte, jogou contra Inter de Limeira, Red Bull Bragantino (duas vezes), Corinthians, Vasco, Bahia, Fluminense, Atlético-MG e São Paulo. As duas assistências que deu neste intervalo aconteceram ainda nas fases finais do Paulistão: uma nas quartas de final, contra o Bragantino; e outra na semifinal, contra o Corinthians.

Guilherme soma 10 gols e duas assistências em 2025. No Paulistão, foi artilheiro da competição e esteve na seleção do campeonato. Em 2024, foi o artilheiro do Santos no ano, somando 13 gols e 10 assistências em 46 jogos.