Santos abusou dos cruzamentos no jogo contra o Atlético-GO (Crédito: Ivan Storti/SantosFC)

Este foi o resumo do Santos contra o Atlético Goianiense. O Peixe recebeu o ACG pela 13º do Campeonato Brasileiro. Foi uma partida protocolar do time paulista quando enfrenta um adversário muito fechado.

Indubitavelmente, o Atlético veio para jogo com a clara proposta de se defender, pouco assustou o Santos durante os 90 minutos, mas bastou um erro de posicionamento da zaga santista para o que parecia uma partida relativamente tranquila virar um jogo agonizante para o Alvinegro.

Baralhas atacou muito bem o espaço deixado no meio dos dois zagueiros, nenhum meia do Santos acompanhou e João Paulo teve de fazer um pênalti, que quase pegou. Após isso, o time comandado por Fernando Diniz tentou de tudo para furar o bloqueio do ACG, um verdadeiro “park the bus”.

Os mecanismos de ataque do Santos foram variados, mas ineficientes. Marinho e Marcos Guilherme por dentro, afunilando e gerando aproximação entre os três jogadores de ataque. Consequentemente Felipe Jonatan e Madson atuaram ocupando o corredor e concedendo amplitude e profundidade para a equipe.

Além disso, Carlos Sanchez tinha liberdade para escolher qual faixa do campo ocupar. Recuou para ajudar os zagueiros na construção, se movimentou tanto pelo corredor direito, quanto pelo esquerdo. Mais uma vez um jogador muito participativo, e claramente possui uma importância técnica e tática vital para a equipe.

No vídeo abaixo, explicamos mais sobre o jogo e as deficiências que levaram o Santos a ser derrotado. Assista e responda: o que faltou para o Peixe vencer?