Renato Paiva estava no Leon (Crédito: Léon / Reprodução)

Alvo do Santos no ínicio do ano, Renato Paiva é o novo técnico do Bahia. O treinador português é o primeiro do Grupo City no clube baiano, fechou contrato por dois anos e tem prevista chegada em Salvador nesta quarta-feira (08). Ele foi um dos nomes cogitados para assumir o Peixe no início da temporada.

Recentemente, Edu Dracena, ex-executivo de futebol do Peixe, revelou que sua preferência por treinador era Dorival Jr. No entanto, o ex-jogador reforçou que entre Fabián Bustos e Renato Paiva, seu nome para comandar o Alvinegro era do português.

“Quando o Carille acabou saindo do Santos, meu primeiro nome não era o Fabián Bustos. Era o Dorival Júnior. Eu liguei para ele e estava confiante, mas o presidente disse que, enquanto ele for presidente do Santos, Dorival não colocará os pés do clube. Não sei o motivo. A partir dali, criamos vários nomes e tínhamos o Fabián Bustos e o Renato Paiva”, revelou em entrevista à Rádio 365.

“Entrevistamos esses dois e eu, como parte técnica, analisei e meu nome não era o Bustos, era o Paiva. Mas o Santos tem Conselho de Gestão. Votaram pelo Bustos, por ser mais barato. Não que ele não seja bom treinador, até me surpreendeu bastante no dia a dia. É trabalhador, mas todos os treinadores são teimosos e às vezes é para fazer o simples. Falei que o futebol brasileiro é diferente, mas nunca disse para colocar esse ou aquele”, reforçou.

Renata Paiva tem 52 anos e esteve por anos na base do Benfica e no time B. Ao todo trabalhou 18 temporadas no maior clube de Portugal, tendo formado talentos de classe mundial como o goleiro Ederson, o lateral João Cancelo, o meia Bernardo Silva e entre outros. Ele recebeu proposta do Independiente Del Valle sendo seu primeiro trabalho de Paiva em uma equipe principal. Os frutos foram colhidos rapidamente: o time conquistou o Campeonato Equatoriano pela primeira vez em sua história.

No primeiro semestre de 2022, disputou a Libertadores à frente da equipe que é a atual bicampeã da Copa Sul-Americana. A saída do treinador aconteceu após uma proposta do Club Léon, no final de maio. Há uma semana, por decisão própria, resolveu deixar o time do México.

“Não vejo a hora de conhecer a famosa Nação Tricolor, a Arena Fonte Nova e toda a intensidade e efervescência que cercam um dos clubes com maior torcida e das mais apaixonadas do Brasil. Fechei acordo com o Bahia e também estou ansioso para ver como vai funcionar essa grande parceria com o City Footbal Group, quando o negócio for concluído no início de 2023. Estamos todos muito entusiasmados”, comemorou ao Bahia.

Leia também: