Victor Yan estreou no time profissional no último domingo (Crédito: Ivan Storti/Santos FC)

Aos 32 minutos do segundo tempo ele entrou em campo pela primeira vez no time profissional. O volante Victor Yan, de apenas 16 anos, estreou na derrota por 3 a 1 para o São Bento, improvisado na lateral direita. Ele entrou na vaga do também improvisado Robson Bambu, que deixou o jogo com cãibras.

“Foi uma emoção enorme, não só pra mim, mas pra minha família também. Com certeza é algo que ficará marcado para sempre na minha vida, sempre sonhei com isso. Quero agradecer a Deus, aos meus companheiros, a comissão técnica e ao Santos por esse momento maravilhoso. Espero que seja o primeiro de muitos jogos com essa camisa que carrega uma história linda no futebol”, disse Victor Yan.

Mas o volante não deu sorte. Dois minutos após sua entrada o São Bento fez 2 a 1 no placar, obrigando o jogador que tem mais características de marcação a apoiar o ataque.

“Eu fiquei muito feliz quando soube que ia para o jogo, o Jair já tinha falado comigo sobre uma chance no profissional, mas não imaginei que fosse acontecer tão rápido. Ali na hora que eu fui entrar, ele me passou as orientações, pediu pra ajudar bastante na marcação e trocar com o Guilherme na bola parada. Infelizmente tomamos o segundo gol, então eu tive que sair mais para o jogo, já que o time estava perdendo”.

Victor Yan fez a pré-temporada junto com os profissionais e já havia sido relacionado durante o Campeonato Paulista. Recentemente ele voltou às categorias de base, mas subiu para esse jogo em específico por conta da escolha do técnico Jair Ventura de poupar os titulares. A tendência é que o jogador retorne ao sub-17 novamente.

Antes, porém, vai defender a Seleção Brasileira Sub-17 em dois amistosos contra a Inglaterra.