O técnico Jair Ventura comemora o aproveitamento dos jogadores da base e o número de posse de bola (Crédito: Ivan Storti/SantosFC)

O Santos não tem a melhor campanha do Campeonato Paulista. Não está invicto e já foi derrota até dentro da Vila Belmiro. Mas a frieza dos resultados não resume o desempenho do time de Jair Ventura na temporada até aqui. Como prometido no início do ano, o técnico que na última partida jogou sem seis jogadores que foram titulares ao longo da última temporada, vem dando oportunidade para os Meninos da Vila.

“Santos está muito bem em usar os meninos. Enfrentamos o Palmeiras na sua casa, torcida única, com todo o investimento, e acabamos com seis jogadores formados na base. É uma coisa que tem que exaltar: é o Santos sendo o Santos”, salientou Jair em entrevista coletiva na última quinta-feira. “Nós começamos esse jogo, por exemplo, com menos seis jogadores do ano passado, não precisa ser muito bom de matemática pra saber que seis é mais da metade do time: Victor Ferraz, Lucas Veríssimo, Zeca, Lucas Lima, Ricardo Oliveira e Bruno Henrique”.

Robson Bambu, Daniel Guedes, Caju, Alison, Rodrygo e Arthur Gomes foram os seis atletas da base que ouviram o apito final do clássico contra o Palmeiras em campo. Outra promessa feita por Jair foi a de “respeitar a história do Santos e o DNA Ofensivo”. Mesmo salientando a dificuldade de iniciar um trabalho com tantos desfalques, Jair vê evolução em alguns quesitos.

“A gente vê evolução quando pega os números. São menos seis jogadores titulares. Então, esse trabalho tá começando do zero e a gente já consegue ver algumas coisas boas. A equipe do Santos é a que tem maior posse de bola no campeonato, a que mais troca passes e passes certos, a que tem o melhor aproveitamento no um-contra-um e nas disputas no campo ofensivo”.

A evolução vista por Jair será posta à prova neste sábado diante da Ferroviária, às 16h30, em Araraquara. O técnico contará com o retorno de Vitor Bueno e Gustavo Henrique, além da estreia do principal reforço para a temporada: Gabigol. Os jovens Guilherme Nunes e Gabriel Calabres também podem estrear. Copete e Alison, suspensos, e Luiz Felipe, Lucas Veríssimo, Cléber, Victor Ferraz, Bruno Henrique e Rodrigão, lesionados, são os desfalques.