O técnico Gustavo Roma foi demitido do comando do Santos Sub-15 na última semana (Crédito: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/SantosFC)

Ele foi campeão invicto, goleou o rival Corinthians na final e perdeu sua primeira partida somente após dois anos comandando o time. Mesmo assim, Gustavo Roma não é mais o técnico da equipe sub-15 do Santos. Ele foi desligado do cargo na última semana.

“Eu só queria entender como um técnico que é campeão invicto e dá esse show que foi a final ganhando de 4 a 0 do nosso maior rival com gol de bicicleta, pode ser dispensado assim. Bati o recorde nessa categoria. Foi a melhor campanha de todos os tempos. Campeão invicto com o melhor ataque e o artilheiro da competição”.

Roma ficou no comando do time sub-15 entre 2015 e 2017, chegando a duas finais e uma semi-final. Em 2016, quando confrontou o Palmeiras na partida que valia o título, enfrentou sua primeira derrota em dois anos a frente da equipe. Já no ano passado, o time sofreu com desfalques e acabou derrotado pelo São Paulo nas semis.

“Podíamos perder por até um gol no jogo de volta que estaríamos classificados para a terceira final consecutiva, coisa que ninguém conseguiu até hoje na base. Mas, infelizmente perdemos oito jogadores para esse jogo: três na seleção, um suspenso e quatro machucados. Perdemos e por um passo não chegamos. Mandamos oito jogadores para a seleção sub-15 nesse ano”

Sobrinho do ex-presidente Modesto Roma Jr, essa foi a segunda passagem de Gustavo Roma pelo Santos. Entre 2003 e 2011, ele trabalhou como preparador físico da base e do time feminino, além de ter sido técnico do feminino no último ano. Quando perguntado se foi o sobrenome que pesou na demissão, o ex-técnico revela outro possível motivo.

“Pode ter sido. Ou… Não faço parte de esquemas. Comigo jogam os melhores. Justiça e dignidade incomodam”.