Alex Nascimento atuou pela Portuguesa no Paulistão (Crédito: Alexandre Battibugli/Ag. Paulistão)

O empréstimo do zagueiro Alex Nascimento com a Portuguesa encerra no dia 20 de abril. A um mês do fim do contrato, o defensor aguarda a possibilidade de retorno ao Santos e observa outras opções no mercado. À princípio, não deve permanecer na Lusa, clube para o qual foi emprestado ainda em dezembro.

Pelo Paulistão, o zagueiro somou apenas seis partidas. A equipe do Canindé não tem calendário até o próximo mês quando estreia na Série D do Campeonato Brasileiro. O staff do jogador já trabalha para encontrar clubes por empréstimo. O Peixe não deve contar com o atleta já que tem Gil e Zé Ivaldo formando a dupla titular da zaga, além de Luan Peres, Basso e Luisão como soluções.

Alex Nascimento tinha vínculo encerrando com o Alvinegro em dezembro do ano passado, mas em junho o clube prorrogou. Atualmente, o contrato dele com o Santos vai até o fim de 2026. Na última temporada, na Série B, Alex atuou em cinco partidas, contra Avaí, Amazonas, Ceará, Paysandu e Ponte Preta.

Leia também: Santos, Neymar Pai e Anjo Tintas anunciam parceria para reformas no CT Rei Pelé e na Vila

Desde que chegou ao Santos, o zagueiro disputou 34 jogos e marcou um gol. Em 2024, iniciou a temporada em fisioterapia após sofrer uma fratura no tornozelo direito em setembro de 2023, durante a preparação para um jogo contra o Cruzeiro pelo Brasileirão.

Formado na base do São Paulo, Alex passou pelo Fluminense antes de chegar ao Santos em 2019, para integrar o time Sub-20. Ele estreou pelo profissional em 2020, mas enfrentou dificuldades para se firmar na equipe. Emprestado ao Famalicão, de Portugal, retornou ao clube santista, mas teve poucas oportunidades devido a lesões e à Covid-19.

Após a recuperação, Alex conseguiu ganhar minutos sob o comando do técnico Paulo Turra, mas não consolidou a titularidade. No ano retrasado, disputou apenas sete jogos pelo Santos.