Alex se aposentou do futebol (Crédito: Reprodução)

O ex-jogador Alex, campeão brasileiro pelo Santos e maior zagueiro artilheiro da história clube com 20 gols, sofreu um infarto na semana passada enquanto jogava futevôlei e precisou passar por um processo de desobstrução de veias.

O jogador, de apenas 39 anos, está internado no Hospital Israelita Albert Einstein e, após colocar quatro pontes de safena, se recupera bem. Ainda não há previsão de alta.

Alex fez as categorias de base no Juventus e foi contratado para o juvenil do Santos, por cerca de R$ 50 mil. Em um treinamento no CT Rei Pelé, o técnico Leão chamou o garoto para compor a equipe reserva. Desde esse coletivo a ascensão de Alex foi meteórica.

Código bônus Bet365 MAX365UP. Obtenha até 200 reais em créditos de apostas. Confira também o código promocional Betano de hoje.

Estreou pela equipe na quarta rodada do Brasileirão 2002 quando Leão escalou três zagueiros (Alex, André Luis e Preto). A tática deu certo até os 48 minutos do segundo tempo, quando Roni empatou a partida. Mas naquele jogo o Santos ganhou um zagueiro para os anos seguintes.

Ao lado de André Luis formou as Torres Gêmeas, parte importante do time no histórico título que tirou o Peixe da fila de 18 anos com a conquista do Brasileirão de 2002. O primeiro gol não tardou: pouco menos de um mês após sua estreia marcou o gol da vitória contra o Vasco, em São Januário, e ajudou a quebrar um tabu de 11 meses sem vitórias fora de casa.

O Boi, como foi apelidado por Diego e Robinho, também foi parte importantíssima da campanha do Santos na Libertadores 2003. Alex, inclusive, foi o autor do único gol santista contra o Boca Juniors na final, em um chutaço de fora da área.

Nesta temporada o zagueiro fez 15 gols, ficando apenas seis tentos atrás de Ricardo Oliveira, o artilheiro máximo do elenco. No ano seguinte jogou quatro partidas da campanha vitoriosa no Brasileirão até ser negociado. Na Europa, jogou por PSG, Chelsea, PSV e Milan.