Dodô segue treinando separado no CT Rei Pelé (Foto: Raul Baretta / Santos FC)

No dia 6 de janeiro, na reapresentação do elenco do Santos para 2024, o clube separou alguns jogadores que não iriam contar em um “grupo B”. A ideia da diretoria do Peixe era negociar esses atletas e aliviar a folha salarial. Dentre todos os jogadores nesse grupo, o único que o clube ainda não encontrou uma saída é o lateral-esquerdo Dodô.

O atleta segue treinando separadamente e ainda não recebeu uma proposta que agrade tanto ao clube quanto ao jogador. Uma das tentativas do Santos foi envolver Dodô em uma troca com o Goiás pelo goleiro Tadeu, mas o clube goiano recusou a oferta. O staff do jogador também ofereceu o lateral para outros clubes, incluindo o São Paulo, após a perda de seu lateral-esquerdo Caio Paulista, mas o clube da capital não aceitou.

Com isso, o Santos continua enfrentando um “desconforto” e Dodô permanecerá treinando separadamente. Além disso, o clube não enviará o lateral para o Catar, onde a equipe participará de uma Copa Amistosa com seu time Sub-20 e jogadores não aproveitados no profissional, como Vinicius Balieiro, Derick, Paulo Mazoti e Ivonei.

Na limpa no início do ano, o Santos emprestou o goleiro Vladimir, o lateral João Lucas, os zagueiros João Basso e Luiz Felipe, o volante Vinícius Zanocelo, os meias Lucas Lima e Lucas Barbosa e os atacantes Lucas Braga e Steven Mendoza. Além disso, o clube vendeu o atacante Marcos Leonardo, o volante Dodi e o meia Gabriel Pirani.

CARREIRA

Nascido em Campinas (SP), Dodô foi revelado nas categorias de base do Corinthians e estreou como profissional em 2009. Após passar pelo Bahia em 2011, o lateral-esquerdo foi vendido para a Roma na temporada seguinte.

Na Itália, Dodô construiu boa parte de sua carreira, com passagens também por Internazionale de Milão e Sampdoria, até optar pelo retorno ao Brasil em janeiro de 2018, sendo emprestado ao Santos.

No Alvinegro Praiano, Dodô foi protagonista e assumiu a titularidade na lateral esquerda, atuando em 53 partidas na temporada, marcando um gol e distribuindo quatro assistências. Após o término do empréstimo de um ano, o Peixe manifestou interesse em renovar o contrato, mas a Sampdoria optou por ceder o jogador ao Cruzeiro em janeiro de 2019.

Em 2021, o lateral-esquerdo rescindiu com a equipe italiana e transferiu-se para o Atlético-MG, onde assinou contrato por três anos. Ele permaneceu lá até confirmar seu retorno ao Peixe em julho de 2023, sendo parte do elenco rebaixado de forma inédita para a Série B do Brasileirão.

Leia também: