A implantação teve início no dia 9 de agosto e todos os departamentos foram visitados (Crédito: Santos FC)

O Santos realizou nas últimas semanas um novo controle de ativos do clube. A implantação teve início no dia 9 de agosto e todos os departamentos foram visitados, os bens identificados e catalogados em suas respectivas salas ou departamentos. E constantemente serão efetuadas auditorias para averiguar se os bens continuam no mesmo local de registro. A última implantação havia sido realizada em 2015, porém, não foi registrada nos sistemas.

Gerente administrativo do clube, Vicente Pereira de Souza falou da importância do controle dos bens: “A função do ativo imobilizado é controlar todos os bens patrimoniais. É uma função muito importante pois reflete no balanço do Clube. Temos que saber onde estão os bens e, com o controle patrimonial, teremos essa possibilidade. Faremos periodicamente inventários para certificar que os bens continuam como foram registrados no sistema.”

“Nós sempre ouvimos histórias de objetos da Vila Belmiro que sumiam. Então, esse é o ponto de partida para uma nova organização, e que todos os bens e patrimônios sejam preservados e cuidados dentro do clube.”, disse um dos membros do Comitê de Gestão, Vitor Sion.

Responsável pelo departamento de patrimônio, Alexandre Librandi foi um dos responsáveis pela implantação e também deixou sua palavra: “Agora será possível monitorar a movimentação de cada bem durante a sua vida útil, de modo a manter fiel a sua posição física com a posição registrada no sistema. Em termos contábeis, registrará a sua depreciação e ao longo do tempo sua exclusão, de modo a manter o valor patrimonial do bem ao seu valor real.”

Contadora do clube, Márcia Fernandes, registrou também a importância em termos contábeis: “A implantação no sistema bem como o inventário físico e as auditorias internas será uma grande evolução para todos nós. O controle patrimonial é extremamente importante não somente para o monitoramento dos bens, mas também para o registro contábil do ativo imobilizado com mais segurança. Ressaltar também que atualmente a contabilidade executa todas os procedimentos necessários para sua contabilização.”