Neymar foi homenageado por completar 100 jogos na Vila Belmiro (Foto: Raul Baretta / Santos FC)

A homenagem prestada a Neymar no intervalo do empate sem gols entre Santos e Ceará, nesta segunda-feira (12), no Allianz Parque, gerou forte reação de Neto. Durante o programa Os Donos da Bola, da TV Bandeirantes, o ex-jogador criticou a diretoria santista por celebrar os 100 jogos do atacante na Vila Belmiro em um momento delicado da equipe no Campeonato Brasileiro – o clube é o penúltimo colocado com apenas cinco pontos.

“O que o Santos fez é quase inacreditável. Antes da partida, entrega uma placa para o Neymar por 100 jogos na Vila Belmiro. Qual é o sentido disso? Qual a leitura de realidade que o clube está tendo? O time tem cinco pontos e está na zona de rebaixamento”, questionou o comentarista.

Para Neto, o gesto foi desproporcional à situação vivida pelo clube. “Desse jeito, está fadado a cair de novo para a Série B. O time é fraco. Com o Neymar voltando, não sei se vai melhorar. Ele está há 80 dias sem jogar. Aí fazem uma homenagem dessas. É algo pequeno, sem sentido, ainda mais nesse momento”, completou.

Neymar não atua desde 16 de abril, quando foi titular na vitória sobre o Atlético, na Vila Belmiro, usando a camisa de número 100. Naquela partida, sentiu uma lesão muscular na coxa esquerda, o que o afastou dos gramados desde então. Apesar disso, o clube aproveitou o jogo contra o Ceará para marcar simbolicamente a marca centenária do camisa 10 no estádio santista.

Fora dos gramados, Neymar segue em recuperação no Cepraf, sob os cuidados do fisioterapeuta Luiz Alberto Rosan. A expectativa da comissão técnica é de que o atacante esteja apto a voltar a jogar em cerca de três semanas. O plano é utilizá-lo em um amistoso contra o RB Leipzig, no interior de São Paulo, no fim do mês. Oficialmente, os próximos compromissos que podem marcar seu retorno são os duelos contra Botafogo (1º de junho) e Fortaleza (12), ambos pelo Brasileirão.

O clube também pretende aproveitar a pausa no calendário para a disputa do Super Mundial de Clubes e avançar nas tratativas por um novo contrato. O vínculo atual de Neymar com o Santos se encerra no dia 30 de junho, mas há otimismo por uma renovação.

Sem Neymar, o Santos não vence desde o dia 1º de fevereiro, quando bateu o São Paulo por 3 a 1 na Vila Belmiro. Já são 100 dias sem triunfos com o craque fora de ação. Desde o retorno ao clube no início da temporada, o atacante entrou em campo duas vezes pelo Brasileirão e ainda não completou 90 minutos em nenhuma delas. Ao todo, são nove jogos e seis participações em gols – três gols e três assistências.