O Santos divulgou na tarde desta segunda-feira as atas das reuniões do Comitê de Gestão no mês de julho e uma delas mostra que o presidente do clube, Andres Rueda, foi contrário à venda do zagueiro Luan Peres ao Olympique, da França.
A ata da reunião do dia 4 de julho mostra que a proposta foi apresentada na reunião pelo membro do Comitê de Gestão Walter Schalka, que pontuou a necessidade de venda, explicou que o Santos ganharia um bônus em caso de classificação do Olympique para a Liga dos Campeões e ficaria com 10%¨dos direitos. Os valores da negociação não foram revelados na ata.
Walter Schalka, Rafael Leal, Dagoberto Oliva e Vitor Sion votaram a favor da venda. O vice-presidente José Carlos de Oliveira argumentou contra a venda, por considerar que o desgaste seria desnecessário em um momento em que o time estava evoluindo dentro de campo. O presidente Andres Rueda também votou contra e encerrou a reunião.
O Santos, por Estatuto, é comandado por um colegiado de nove pessoas: presidente, vice e sete membros escolhidos pelo presidente. As decisões precisam ser tomadas por votação.
Luan Peres foi vendido ao Olympique de Marseille em julho em operação casada com a Doyen, resolvendo um problemas financeiros mais críticos do Santos na última década. Contraída em dezembro de 2013 para a chegada de Leandro Damião, a dívida passou os últimos sete anos sem resolução.
O zagueiro foi contratado em agosto de 2019 justamente sob o comando de Sampaoli. Ele demorou para ter uma sequência, já que os titulares na época eram Gustavo Henrique e Lucas Veríssimo. Na ausência de um dos dois, Felipe Aguilar jogava. No ano seguinte, o camisa 14 ganhou a vaga após as saídas de Gustavo, para o Flamengo, e Felipe Aguilar, para o Athletico-PR, e logo “caiu” nas graças da torcida. Em pouco tempo, o zagueiro se tornou titular absoluto, um dos líderes da equipe.
O jogador teve o contrato renovado recentemente até fevereiro de 2025, após o Alvinegro comprá-lo de seu antigo clube, o Brugge. O Santos, na época, pagou cerca de 3 milhões de Euros (cerca de R$ 20 milhões). Pelo Santos, Luan Peres disputou 90 jogos, deu duas assistências, e foi titular na campanha do vice-campeonato da Copa Libertadores da América, na temporada 2020.
Esse e o problema de gerir um clube atraves de um comite. O vice e o presidente tinham razao: depois da venda do Luan e a contusao do Marinho, maIs a perda da Libertadores no ultimo minuto, o time que vinha bem desandou. O lado esquerdo da defesa hoje so entrega. Com o Luan ate o Felipe Jonatan jogava pro gasto. Basta ver o 2o. gol do Inter ontem. Agora Ines e morta.
Sobre esta notícia vale observar que os senhores Marcelo Teixeira e Modesto Roma sempre foram muito críticos ao fato que decisões precisavam ter o aval de uma votação por parte do CG. Marcelo Teixeira quando presidente do Conselho Deliberativo tinha inclusive como meta alterar o estatuto e transformar o CG em algo “consultivo”. A administração de Rueda mostra que é possível sim ter um CG atuante, decisório e transparente com atas tornadas públicas. Pelo jeito o que faltou nas outras gestões que vieram após a criação do CG foi boa vontade.
Nenhum Treinador tem uma varinha de condão. Não tem mágica no futebol, e sim, “trabalho”, como dizia Murici. E um trabalho de um treinador requer um certo tempo. O Cuca abandonou o Santos, por tudo que foi projetado para o ano de 2021. Correram também do projeto de desmonte necessário para treinar o SANTOS, Renato Gaúcho, Thiago Nunes, Crespo, Juan Carlos Ozório e Ariel Holan. Sem Ovos Sem Omelete. Precisou-se construir um Time. E debitar na conta do Treinador é uma DESONESTIDADE de quem age assim. O Jorge de Jesus, foi um Técnico exitoso e ganhou tudo que disputou com o Flamengo. Saiu do Flamengo e foi para o Benfica. O time nos 6 Primeiros meses só levou pancada e quase é rebaixado no Campeonato Português. Pediu algumas contratações fez pré- temporada e o time do Benfica voltou a ter bons resultados, e hoje lidera o campeonato Português, juntamente com o Porto, Sporting e o Gil Vicente. Não tem mágica. A cultura do Torcedor de não deixar um trabalho ter as suas etapas de implantação, e com menos de 3 meses pedir Demissão do Técnico, é uma cultura equivocada. Na Europa, é lei manter o Treinador durante 1 temporada. Mudar Técnico nunca foi Solução, e os Dirigentes cedem devido a uma pressão INSANA de torcedores que não conhecem planejamento no Esporte de Alto Rendimento. Quanto tempo está o Treinador do RB Bragantino a frente da Equipe❓ E o Ceará do Guto Ferreira❓ Infelizmente, Torcedor por ser PASSIONAL, estraga um trabalho. É inadmissível que o campeonato brasileiro com 3 meses que começou já tenha 11 Treinadores DEMITIDOS. Pobre futebol brasileiro, que é levado pelas pressões de TORCEDORES PASSIONAIS CORNETEIROS, e por seus Dirigentes cederem a essa pressão.
Certíssimo Décio!!! Como sempre, seus comentários são bem coerentes!!! Eu já cheguei a postar que a torcida também é culpada desta situação financeira do Santos ao lado de administrações nefastas (principalmente dos últimos presidentes Odílio, Roma, Peres e Rollo) justamente por fazer vistas grossas à realidade do clube!!! Parabéns pelos comentários!!!
Quem acredita nessa ata acredita em papai noel, coelinho da páscoa e fada do dente
VC DEVE SER O DONO DA VERDADE NÉ?
EU TAMBÉM NÃO ACREDITO SO FALTA ELE CULPAR O CONSELHO TAMBÉM POR TER ERRADO NOS 02 TREINADORES DE TER DADO PRO SPORT NOSSO MELHOR ZAGUEIRO DE TER VENDIDO NOSSOS MELHORES JOGADORES A PREÇO DE BANANA DE TER CONTRATADO ESSES MONTE DE PÉ DE RATO QUE ESTA AI TUDO É CULPA DO CONSELHO AGORA.
Mas tem cada energúmeno…
Que teatrinho da porra…. Se o Peres passasse o pano dessa forma, seria reeleito…