O atacante Yuri Alberto foi convocado pelo técnico André Jardine para a Seleção Brasileira Sub-20 para um torneio internacional que será realizado na Granja Comary, em Teresópolis. O jogador vai ficar fora do Peixe entre os dias 25 de novembro e 4 de dezembro.
A Seleção Brasileira Sub-20 vai enfrentar o Peru, no dia 1º, domingo, às 16h30min. No dia 4, quarta-feira, às 10 horas, o duelo será contra a Colômbia.
Yuri Alberto foi artilheiro em várias categorias de base do Santos, atuou sempre em parceria com o atacante Rodrygo, atualmente no Real Madrid e na Seleção, mas ainda não conseguiu render na equipe profissional do Santos. Ele já fez 22 jogos pelo clube e marcou apenas dois gols.
O zagueiro Kaique Rocha, vendido pelo Santos à Sampdoria no começo do ano, também está na lista divulgada pelo técnico André Jardine.
Confira a lista de convocados para a Seleção Sub-20:
GOLEIRO
Adriel (Grêmio)
Lucão (Vasco)
Matheus (São Paulo)
LATERAL-DIREITO
Khellven (Athletico)
Ramon (Palmeiras)
ZAGUEIRO
Igor (Barcelona – Espanha)
Kaique (Sampdoria – Itália)
Luan (Fluminense)
Morato (Benfica – Portugal)
LATERAL-ESQUERDO
Luan (RB Leipzig – Alemanha)
Ramon (Flamengo)
MEIO-CAMPISTA
André (Fluminense)
Caio Rosa (Cruzeiro)
Ed Carlos (São Paulo)
Fernando (Grêmio)
Gomes (Flamengo)
Maurício (Cruzeiro)
ATACANTE
Felipe Estrella (Roma – Itália)
Gabriel Pec (Vasco)
Gui Azevedo (Grêmio)
Luis Phelipe (Liefering – Áustria)
Oliver (Bayern München – Alemanha)
Yuri Alberto (Santos)
É mais um desses casos em que o jogador foi puxado muito cedo da base, queimando etapas, sem ter o suficiente amadurecimento. Uma coisa é o cara fazer trocentos gols nas categorias de base, no paulistinha, contra a base do XV de Piracicaba, do Ituano, e outros times pequenos de menor estrutura. Outra coisa é jogar no profissional, contra zagueiros mais cascudos. Para jogar, com 17 anos contra os profissionais, precisaria ter habilidade fora da média, como o Edu, o Neymar, o Rodrygo, mas, mesmo no time de aspirantes, o Yuri não conseguiu se destacar. Para piorar, o esquema do Sampaoli pede um centroavante tático, de muita mobilidade e pressão na saída de bola do adversário, e o Yuri Alberto parece ser centroavante centroavante, que joga enfiado no meio da zaga adversária, como o Uribe. Como não é um fenômeno de centroavante e não é tático, ficou sem espaço. Essa convocação e excelente porque coloca o garoto na vitrine. E jovem e tem bom físico, de modo que pode despertar o interesse de algum clube do exterior.