
Último projeto que a WTorre apresentou ao Santos e foi apresentado pelo CD (Crédito: Divulgação)
A cidade de Santos terá, no próximo mês, a primeira audiência pública sobre a construção da nova arena do Santos Futebol Clube. O encontro está marcado para o dia 14 de julho, às 18h, no Salão de Mármore da Vila Belmiro, e será aberto à participação popular.
A reunião foi convocada pela Comissão Municipal de Análise de Impacto de Vizinhança (Comaiv), com o objetivo de apresentar aos moradores o Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) do projeto. Representantes do Santos FC, da prefeitura e da WTorre, responsável pela obra, estarão presentes para esclarecer pontos técnicos e operacionais.
A documentação completa pode ser consultada antecipadamente de duas formas: online, por meio dos canais oficiais da prefeitura, ou presencialmente, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 16h, na sede da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade, na Rua Dom Pedro II, nº 25, no Centro.
Detalhes do projeto da nova Arena
A parceria entre Santos e WTorre foi formalizada em fevereiro de 2025. O acordo prevê a construção de uma nova arena no mesmo espaço onde hoje está localizado o Estádio Urbano Caldeira, com capacidade para 30 mil torcedores e área total de 68 mil m².
O prazo estimado para a conclusão da obra é de três anos após o início da construção. Ainda não há uma data exata para o início das intervenções no local.
No estudo apresentado, a WTorre afirmou que os impactos urbanos previstos são limitados, classificados entre baixo e médio, e que o fato de o estádio já funcionar na região contribui para reduzir os efeitos sobre o entorno. Essa análise será apresentada em detalhes durante a audiência.
O que será discutido na audiência
Durante o encontro do dia 14, moradores e demais interessados poderão levantar dúvidas e apresentar observações sobre temas como:
- Trânsito e acessibilidade no entorno;
- Ruído, movimentação de pessoas e impacto sobre imóveis vizinhos;
- Estratégia para o período de obras e uso do estádio atual;
- Possíveis mudanças na rotina de serviços públicos e circulação local.
Esse tipo de audiência é exigido por lei em grandes obras urbanas e representa um passo formal importante antes da liberação definitiva para o início das construções.
Na coletiva para apresentar o novo executivo de futebol do clube, Alexandre Mattos, o presidente Marcelo Teixeira também falou sobre a nova Arena e confirmou a audiência no próximo mês.
“A primeira é a nova arena na Vila Belmiro com a WTorre. Temos a audiência pública marcada aqui na Vila, temos igualmente junto à Prefeitura o posicionamento de que as questões inerentes ao processo de aprovação devem ser concluídas depois da audiência, a partir de 1º de agosto. E aí, em agosto, podemos começar a divulgação dos eventos de lançamentos do projeto, e os planos de venda de cadeiras e camarotes — os objetivos principais para a concretização da nova arena”, afirmou.