
Guilherme Giudice é o auxiliar técnico das Sereias da Vila (Crédito: Reinaldo Campos/Santos FC)
Guilherme Giudice, auxiliar técnico das Sereias da Vila, foi ‘convocado’ para estar com a comissão técnica da Seleção Brasileira Feminina Sub-20 durante período de treinamentos. O profissional foi convidado pela técnica Camilla Orlando para estar de perto durante os treinos da Amarelinha.
São 26 jogadoras que estam concentradas no CT Dartanhã, em Guararema (SP), até o dia 2 de julho. Inclusive, o auxiliar vai observar de perto trio da base do Santos que foi convocada pela treinadora. É o caso da lateral-esquerda Leandra, a meia-atacante Evelin Bonifácio e a atacante Samara, que já vem figurando no elenco principal das Sereias com Giudice.
O auxiliar técnico e as três atletas não desfalcam o time do técnico Caio Couto. Já que o período com o Brasil encerra no dia 2 de julho e a equipe das Sereias volta a atuar diante do Ação-MT no dia 5 de julho, às 15 horas, na Vila Belmiro, pelo jogo de volta das quartas de final do Brasileiro A-2. Na ida, o Peixe venceu por 1 a 0.
Giudice retornou a atuar pelo futebol feminino do Alvinegro em maio do ano passado. Ou seja, acompanhou o rebaixamento das Sereias e o título da Copa Paulista do ano passado, além da participação da Libertadores. E segue atuando ao lado do treinador Caio Couto nesta temporada.
Leia também: Alexandre Mattos valoriza DNA do Santos e promete base como prioridade: “Mil por cento”
Ele já havia tido uma passagem pelas Sereias entre 2018 e 2020. Guilherme chegou ao Santos no início de 2018, atuando como auxiliar da técnica Emily Lima. Com a saída da treinadora, em setembro de 2019, ele assumiu o comando da equipe. Como técnico, disputou 31 jogos, alcançando 18 vitórias, três empates e dez derrotas.
Durante a passagem pelo Peixe, foi campeão paulista em 2018, como auxiliar, e conquistou a Copa Paulista em dezembro de 2020, como treinador. Guilherme foi muito criticado pelos torcedores pelo fraco desempenho das Sereias no comando. Fora dos gramados, também passou por situação difícil.
Ele venceu o câncer no mediastino – localizado no espaço entre os pulmões. Durante o tratamento, ele precisou passar por uma cirurgia, realizada com sucesso. Em 17 de janeiro de 2022, foi diagnosticado com metástase (formação de uma nova lesão tumoral) decorrente do primeiro câncer que ele teve – e venceu – em 2020, enquanto esteve no comando das Sereias da Vila.
No Peixe, o treinador superou um câncer no pescoço e no retroperitônio (espaço anatômico atrás da cavidade abdominal). Ele ficou afastou de suas atividades por alguns meses.