Santos foi eliminado pelo Flamengo na Copa do Brasil 2017 (Crédito: Ivan Storti/SantosFC)

O Santos teve vida curta na Copa do Brasil de 2017. Como a equipe disputava a Copa Libertadores, só entrou nas oitavas-de-final e foi eliminado na fase seguinte, diante do Flamengo. Foram apenas quatro jogos, com três vitórias e uma derrota.

A estreia na competição foi contra o Paysandu, na Vila Belmiro, no final do mês de abril. O Peixe, na época ainda dirigido por Dorival Júnior, já apresentava um futebol pouco convincente. O time era cobrado pela torcida e só viu a vitória aparecer depois que Bruno Henrique fez um belo gol no início do segundo tempo. Copete, no final da partida, decretou a vitória santista por 2 a 0, resultado que deu tranquilidade para o jogo de volta, partida que seria disputada no estádio do Mangueirão e que o time santista venceria por 3 a 1 – com dois gols de Bruno Henrique e um de Kayke.

Nas quartas-de-final, o adversário era o Flamengo. Já comandado pelo técnico Levir Culpi, a equipe do Santos pouco jogou na primeira partida contra o time carioca e perdeu por 2 a 0. No jogo de volta, incentivado pela torcida, o Peixe fez uma de suas atuações mais intensas no ano e venceu de virada por 4 a 2, igualando os gols no placar agregado. No critério gol fora de casa, no entanto, o Santos foi eliminado.

Era a segunda grande decepção para o torcedor santista em menos de três meses, uma vez que o Peixe já tinha sido eliminado no Paulistão pela Ponte Preta nos pênaltis, partida realizada no Pacaembu para mais de 37 mil pessoas.

DESTAQUE

O atacante Bruno Henrique foi o destaque do Santos na Copa do Brasil (Crédito: Ivan Storti/SantosFC)

Com quatro gols, o atacante Bruno Henrique foi o artilheiro do Peixe na competição. O jogador, que tem na velocidade uma de suas principais características, também apresentou ao torcedor outra grande qualidade: um preciso chute cruzado de longa distância. Foram dois belos gols desta forma, contra Paysandu e Flamengo.

 

 

 

 

 

PROBLEMA

Thiago Maia não enfrentou o Flamengo e fez falta na proteção dos zagueiros do Peixe (Crédito: Ivan Storti/SantosFC)

O Santos não contou com o volante Thiago Maia, um dos destaques do time na temporada, em nenhuma partida do confronto contra o Flamengo. Antes do jogo de ida, no Rio de Janeiro, o jogador teve uma virose e não foi relacionado para o duelo. Já pouco antes do jogo de volta, o volante foi negociado com o Lille, da França. O meio-campo do Peixe na partida de volta diante do time carioca foi formado por Yuri, Vecchio e Lucas Lima.

 

 

 

 

FATO MARCANTE

Os confrontos contra o Flamengo na Copa do Brasil tiveram um intervalo de quase um mês. O primeiro jogo aconteceu no dia 28 de junho e o segundo no dia 26 de julho. Com isso, o Santos foi dirigido por dois treinadores diferentes no confronto. Dorival Júnior comandou o time na derrota por 2 a 0 no Rio de Janeiro, mas foi demitido no início de julho após perder o clássico contra o Corinthians no Brasileirão. Levir Culpi comandou o Peixe no jogo de volta, na Vila Belmiro.

JOGO-CHAVE

Santos 4 x 2 Flamengo – Jogo de volta das quartas-de-final

Como havia perdido o primeiro jogo por 2 a 0, a equipe santista precisava atacar e deixou espaços no setor defensivo. O Flamengo aproveitou e fez dois gols fora de casa, fator determinante para a eliminação do Peixe. Mas a equipe comandada por Levir Culpi mostrou muita raça e determinação e mesmo estando por duas vezes atrás do marcador, nunca desistiu e conquistou uma grande virada na Vila Belmiro por 4 a 2. Faltou só mais um golzinho ao Peixão.

Mesmo vencendo o jogo por 4 a 2, o Peixe foi eliminado pelo Flamengo na Copa do Brasil (Crédito: Ivan Storti/SantosFC)

 

Campanha do Santos na Copa do Brasil 2017

Oitavas-de-final

Santos 2 x 0 Paysandu – Vila Belmiro (SP), Santos (SP)

Paysandu 1 x 3 Santos – Estádio do Mangueirão, Belém (PA)

Quartas-de-final

Flamengo 2 x 0 Santos – Ilha do Urubu, Rio de Janeiro (RJ)

Santos 4 x 2 Flamengo – Vila Belmiro, Santos (SP)

Artilheiros: Bruno Henrique (4 gols), Copete (3), Kayke (1) e Victor Ferraz (1).