O Santos fez campanha apenas razoável no Campeonato Paulista 2018, competição que marcou a estreia do técnico Jair Ventura, que vinha de um ano muito bom à frente do Botafogo-RJ e representava uma aposta da gestão de José Carlos Peres, que assumira o comando do clube em janeiro de 2018.
Com poucos reforços, o time oscilou bastante durante toda a competição, com algumas boas partidas e momentos de total desorganização e desentrosamento. O destaque foi o atacante Gabriel Barbosa, que retornou à Vila Belmiro após uma temporada frustrante no futebol europeu.
Sob desconfiança, o menino da Vila voltou a mostrar o bom futebol que o levou à seleção e despertou a atenção do futebol europeu. Gabriel marcou seu primeiro gol da temporada na sua estreia contra a Ferroviária, no empate de 2 a 2 no estádio da Fonte Luminosa e encerrou como artilheiro do Santos na competição com 4 gols, ao lado de Eduardo Sasha.
Na primeira fase, o Peixe oscilou muito, mas terminou com a liderança do Grupo D, com 18 pontos, com 5 vitórias, 3 empates e quatro derrotas. Nas quartas-de-final, o Santos eliminou o Botafogo-SP na disputa de pênaltis, por 3 a 1, após dois empates sem gols.
O fim da trajetória santista no Campeonato Paulista de 2018 aconteceu nas semifinais, também na disputa de penalidades máximas, quando foi derrotado pelo Palmeiras por 5 a 3, após perder o primeiro jogo por 1 a 0 e vencer o segundo por 2 a 1.
Destaque
O atacante Eduardo Sasha chegou ao clube por empréstimo e sob desconfiança, mas conseguiu se destacar e terminou a competição como um dos artilheiros do time.
Logo após o campeonato, o jogador foi contratado em definitivo em uma negociação que envolveu o lateral-esquerdo Zeca e assinou um contrato de quatro anos com o Peixe.
Problema
Com certeza, um dos motivos de o Peixe ter sofrido muito no Campeonato Paulista (e também nas outras competições do ano) foi a contusão do atacante Bruno Henrique logo na estreia da competição estadual, contra o Linense.
O atacante levou uma bolada no olho e sofreu uma séria contusão na retina, que o afastou por vários meses dos gramados. O jogador chegou a correr o risco de perder a visão.
Fato marcante
Apesar de não valer vaga ou título, o clássico contra o Corinthians no Pacaembu foi um momento muito especial no primeiro semestre de 2018. Muito aguardado pela torcida, o jogo daquele 04/03 não decepcionou e teve todos os ingredientes de um grande clássico. Com mais de 34 mil santistas no estádio, o Peixe levou o primeiro gol no primeiro tempo, mas pressionou e buscou o empate aos 40min do segundo tempo, com um gol de Diogo Vitor, promessa da base santista que viu sua trajetória interrompida ao ser suspenso por doping.
Jogo chave
O segundo jogo da semifinal, contra o Palmeira, sem dúvida, foi muito marcante para o Santos. Após ser derrotada na partida de ida, no Pacaembu, por 1 a 0, o Peixe entrou no segundo jogo sob a desconfiança da torcida, mas num Pacaembu chuvoso o time mostrou personalidade e bateu o Palmeiras por 2 a 1, levando a decisão para os pênaltis. O Santos foi eliminado ao perder por 5 a 3.
Campanha:
1ª Fase
17/01 – Linense 0 x 3 Santos – Gols: Arthur Gomes (2) e Rodrigão; Gilberto Siqueira
22/01 – Santos 0 x 1 Bragantino; Vila Belmiro
25/01 – Ponte Preta 1 x 2 Santos – Gols: Eduardo Sasha e Rodrygo; Moisés Lucarelli
28/01 – Santos 1 x 1 Ituano – Gol: Rodrygo; Pacaembu
04/02 – Palmeiras 2 x 1 Santos – Gol: Renato; Allianz Parque
10/02 – Ferroviária 2 x 2 Santos – Gols: Eduardo Sasha e Gabriel; Fonte Luminosa
14/02 – Santos 2 x 0 São Caetano – Gols: Lucas Veríssimo e Gabriel; Vila Belmiro
18/02 – São Paulo 0 x 1 Santos – Gol: Gabriel; Morumbi
25/02 – Santos 2 x 0 Santo André – Gols: Gabriel e Eduardo Sasha; Vila Belmiro
04/03 – Santos 1 x 1 Corinthians – Gol: Diogo Vitor; Pacaembu
07/03 – Grêmio Novorizontino 2 x 1 Santos – Gol: Yuri Alberto; Jorge Ismael
11/03 – Santos 1 x 3 São Bento – Gol: Arthur Gomes; Vila BelmiroQuartas-de-finais
18/03 – Botafogo 0 x 0 Santos; Santa Cruz
21/03 – Santos 0 (3) x (1) 0 Botafogo; Vila BelmiroSemifinais
24/03 – Santos 0 x 1 Palmeiras; Pacaembu
27/03 – Palmeiras 1 (5) x (3) 2 Santos – Gols: Eduardo Sasha e Rodrygo; PacaembuArtilheiros: Gabriel e Eduardo Sasha (4 gols); Arthur Gomes e Rodrygo (3 gols)
Deixar um comentário