Santos de Pedro Caixinha vence a primeira fora de casa em 2025 (Foto: Lucas Barros / Diário do Peixe)

O técnico Pedro Caixinha avaliou o desempenho do Santos após a vitória por 3 a 0 sobre o Inter de Limeira neste domingo (23), no estádio Major José Levy Sobrinho. O resultado garantiu a equipe na primeira colocação do grupo B e a classificação para as quartas de final do Campeonato Paulista. Durante a entrevista coletiva, Caixinha destacou a evolução do time nos últimos jogos e falou sobre a busca por um modelo de jogo consolidado.

Caixinha ressaltou que o Santos passou por muitas mudanças ao longo dos últimos 37 dias, enfrentando diferentes situações e variações no elenco. Segundo ele, nos últimos quatro jogos, a equipe encontrou um ritmo mais equilibrado entre os jogadores, mas ainda há atletas que precisam ganhar mais minutos para atingir esse nível.

“Sabemos que, nesses 37 dias, passamos por diferentes alterações, diferentes situações, tivemos muitos altos e baixos, é verdade. Tivemos um grupo, depois tivemos outro grupo. Tivemos um grupo em que tínhamos diferentes ritmos, hoje temos um grupo, pelo menos nesses últimos quatro jogos, onde já encontraram, muitos deles, um ritmo quase mais aproximado entre todos. Ainda os jogadores que entraram hoje vêm à procura desse ritmo, por isso foi importante também terem esses minutos”, afirmou Caixinha.

O treinador também destacou a importância da consolidação do modelo de jogo e afirmou que o desempenho da equipe contra o Noroeste, na rodada anterior, foi um exemplo do que ele espera para a sequência da temporada. Ele elogiou o posicionamento ofensivo do time e a compactação em campo.

“Mas o mais importante, para mim, é a consolidação do processo. Nestes três últimos jogos, hoje tinha uma característica diferente o jogo, de não estarmos em primeiro, que também perdemos um pouco o foco nesse processos e nesses comportamento como equipe. Mas aquilo que fizemos no jogo anterior (contra o Noroeste), em termos de equipe, para mim, foi o melhor. Foi o melhor em termos comportamentais, da forma como a equipe atacou, se posicionou no ataque, conseguiu ter opções por dentro, por fora e de profundidade”, completou.

Por fim, Caixinha afirmou que o Santos seguirá trabalhando para manter a identidade de jogo construída recentemente. Ele ressaltou a importância da equipe se manter compacta e pressionar o adversário quando perde a posse de bola.

“Foi uma equipe muito curta e muito compacta. Foi uma equipe que sempre defendeu à frente e foi uma equipe, por ter essa compactação, por caminhar sempre junto, teve uma reação à perda incrível. Este é o Santos que nós queremos. É este o Santos que nós vamos forçar e trabalhar ao longo nesta semana”, finalizou o português.

Com a vitória, o Santos se classificou em primeiro do grupo B. Agora, a equipe enfrenta o Red Bull Bragantino nas quartas de final, no próximo fim de semana.