Santos de Pedro Caixinhaestá fora do Campeonato Paulista (Lucas Barros / Diário do Peixe)

O técnico Pedro Caixinha analisou a derrota do Santos para o Corinthians por 2 a 1 neste domingo (9), na Neo Química Arena, pela semifinal do Campeonato Paulista. O treinador explicou a ausência de Neymar, que ficou no banco durante os 90 minutos, e destacou a postura da equipe ao longo da partida.
Caixinha afirmou que Neymar apresentou um desconforto antes do jogo e já sabia que não teria condições de atuar. O treinador revelou que solicitou a presença do jogador no banco de reservas por sua importância para o grupo. Nos dois últimos treinos antes da semifinal, Neymar permaneceu na parte interna do CT Rei Pelé para um trabalho de fortalecimento muscular, e antes da partida realizou um teste de 18 minutos no hotel.

“O Neymar apresentou um desconforto. Mas não pôde ter participação. O pedido meu foi para estar com o grupo. Hoje, sofreu muito de não poder participar”, adiantou o português.
O técnico ressaltou que a decisão de não escalar Neymar foi tomada para evitar uma possível lesão. Ele explicou que o jogador não estava em condições de atuar e que a comissão técnica optou por preservar sua condição física.
“A única coisa que foi pensada é que o jogador tinha um desconforto e com desconforto não iria arriscar o jogador. Quando o jogador sente algo e pode lesionar, não vou arriscar nesse sentido. Precisa conversar diretamente com o jogador. Vamos fazer de tudo para o Neymar não se lesionar. Não vamos fazer caso. Sentiu um desconforto e não estava em condições de dar o seu melhor.”

Caixinha vê “resposta positiva” na derrota

O treinador do Santos gostou do que viu em campo no clássico. Para Caixinha, o Santos fez “uma grande primeira parte” e, depois de levar o 2 a 1, “voltou a dar uma resposta positiva”.
“Tivemos sempre atrás do jogo, mas fomos buscar. Fizemos uma grande primeira parte. No segundo tempo, depois do 2 a 1, a equipe voltou a dar uma resposta positiva. Era muito difícil chegar na área. Há de reforçar o que essa equipe tentou fazer que foi precisamente há 25 dias que chegamos com esse mesmo Corinthians em circunstâncias bem diferentes. Hoje, mostramos identidade competitiva, querendo jogar o nosso jogo. Estamos tristes, porque queríamos disputar a final. Essa equipe vai continuar a crescer. Bem como todos.”
Com a derrota, o Santos foi eliminado do Campeonato Paulista e volta a campo apenas no dia 30 de março, contra o Vasco, pela estreia do Campeonato Brasileiro.